quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Manual para quem descobriu que está com câncer

     Oie! Para quem reclamava que eu andava sumida... aháááá! Agora vocês vão enjoar de mim!
   
     Não tem manual para pais de primeira viagem? Primeiro emprego? Como passar em concurso público? Como ser feliz em dez lições? E por que não um manual para quem se descobre com câncer?? Ahhh, nem somos tão poucos assim, né??? Primeira lição: NÃO ACONTECEU SÓ COM VOCÊ. Mas vamos logo ao manual, se não vou acabar queimando etapas.

Lições para quem descobriu que está com câncer:

1- Não aconteceu só com você. Para 2030 se esperam 27 milhões. É gente pra caaaaraaai.

2- Se desepere. Chore, grite, xingue o mundo, faça o que quiser (só não mate ninguém, nem gaste muito dinheiro, ele vai te fazer falta depois, vai por mim!): você tem câncer.

3- Tem religião? Ótimo! Não tem? Encontre uma. Ter fé no que quer que seja vai te ajudar.

4- Tem amigos? Conte para eles. Você já saberá de antemão quais são os de verdade. É tipo uma promoção: ganhe um câncer e leve amigos de verdade para sempre. Não são tantos quanto você imagina, mas os que ficam, são para o que der e vier.

5- O mesmo acima vale para os familiares.

6- Sabe tudo de medicina? Prepare-se! Você vai saber ainda mais! Novos nomes, novos exames, novos médicos... Uhuuu! Animado, né? Seu celular vai passar a ter números assim: hospital tal, dr.fulano - oncologia, dra. fulana - emergência, plano de saúde... Agenda cheia é isso!

7- E por falar em agenda cheia... Seus dias nunca mais serão do mais puro tédio! Tem exame pela manhã, consulta a tarde, medicação à noite...

8- Quer emoção? Abrir laudo! Pense numa adrenalina!

9-  Nunca teve coragem de ser ver com um cabelo diferente? Seus problemas acabaram! Agora você vai se ver como jamais imaginou! Não gostou? Relaxa! Cresce!! De verdade!

10- Aháááa! Por falar em pelos... Vai ficar um tempinho sme ver ceras ou lâminas... Depilar para quê?

11- Uhuuu... cheguei no 11? Vamos em frente... Você vai usar lenços e aprender a se maquiar... Será mais estilosa do que antes!

12- Nunca mais vai ter medo de coisas bobas!

13- Nunca mais vai se estressar com coisas pequenas. Elas eram realmente pequenas!

14- Você vai ver que é mais forte do que imaginava.

15- E se nada estiver bem, passe o ONCOCARD e seja feliz. Você pode tudo! Quer brigadeiro de colher? Podeee, quer morango com creme de lete, podeeee! Quer aquela roupinha... Podeee!!

E quais as suas dicas??

Ahhhh e a mais importante de todas: seja feliz!!!!!  SEMPRE!




terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ia falar sobre coisas boas...

     Olá!

     "Ói eu aqui traveiz"... Estava me arrumando para tomar o Zoladex. Toda serelepe, pensando sempre: é menos uma! E tô meio maluca, sabe? Penso no que escrever no banho, no trânsito... Estava feliz, mesmo mega resfriada, e pensava em algo mais contente para colocar aqui. Tinha percebido que o blog estava numa "pegada" meio auto-ajuda e detesto.

     Enquanto tomava banho fui lembrando dos momentos engraçados que tive nisso tudo. Desde os primeiros momentos careca, me virando com os lenços, peruca, maquiagem... até certos exames. A gente aprende a tirar leite de pedra mesmo. Ri sozinha. Até que...

     Meu querido Itaú me manda o saldo da minha conta. Olha, pessoas com câncer deviam ser proibidoas de ter acesso a assuntos financeiros. Ou não, se você preferir morrer infartada. Se mês passado o INSS não depositou meu dinheiro, esse mês resolveram descontar um mundo de coisas dele. Como assim?

     Decretei falência. Legal, né? Meus leucócitos não sobem (agora foram para 3000, mas estava com febre...), não consigo trabalhar para ganhar melhor, o INSS desconta mil coisas e a prefeitura para onde trabalho vai descontando mais e mais. Nada contra, mas por que grávidas não têm desconto nenhum, e eu com câncer, tenho? Por acaso eu escolhi ficar doente? Nunca fumei, bebi muuuuuuuuuuuuito pouco nessa vida, não era a mais sedentária do mundo, sou magra (e sempre fui), nunca usei drogas... E mereço pagar por isso?

     Bem, ia falar sobre coisas alegres, mas com a conta no vermelho e cheia de conta a pagar ainda, difícil ser Pollyanna. Foi mal aê... Beijos!!!!!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

É gripe? Simmmmm!

     Olá!!! Tudo bem?
     
     Conforme prometido, tenho voltado pelo menos uma vez por semana! Juro que vou tentar manter essa frequência e não abandonar vocês! :) É que a vida vai voltando ao normal, aqueles medos absurdos vão dando lugar a outras coisas e, graças a Deus, o câncer deixa de ser o centro da nossa vida! (E que continue assim!!!)

     Esse sábado eu tive uma prova na pós que inventei de fazer. Foi engraçado sair de casa sozinha, morrendo de ansiedade e não ser nem para tratamento, nem para exames, muito menos para consultas. Fui tensa, até que refleti bem sobre tudo que eu tinha vivido, passado e agradeci muuuito por estar tensa por estar fazendo uma prova! Não que ficar tensa seja bom, mas poder me preocupar com algo diferente, foi ótimo. 

     E escrevo isso aqui, porque acho bem importante para quem está no meio do tratamento, saber que a vida volta ao normal sim! Quando a gente está no meio do furacão, acha que ele nunca vai acabar... É que nem levar um "caldo" no mar. Quando você está no meio da onda, e ela te levando para um lado e para o outro, você não sabe onde é céu, onde é chão... Masss, aí levanta, e vê que sobreviveu e fica felizzzzzzzz! E hoje eu estou mega feliz por estar deitada, com febre, com  um rolo de papel higiênico do meu lado, três remédios diferentes, masssss, nenhum deles é ruim como a quimio! Então? tô feliz!!!!!!!! Gripe? Ahhh, tiro de letra! E tudo mais! Que isso que eu passei (e que você está passando), sirva para a gente nunca mais se preocupar com besteiras por mais de 5 minutos! :) 

     Atchin!!!! Uma ótima semana! Beijos beijos!!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Medinho bom...

     Olá, meninas!

     Como falei, ando mais sumida, né? Ainda estou fazendo o Zoladex + Letrozol, esperando os leucócitos subirem... Masss, dessa vez o medinho nem é relacionado ao câncer! EEHHHHH!! Quando eu achei que ia dizer isso: ter medo é bom!!!!

     Vocês acham que eu surtei, né? Nada! É que já estou chegando a 1 ano e meio onde meu único medo era relacionado à doença. Quando me vi preocupada com outra coisa, fiquei até feliz. E hoje resolvo parte desse medo: vou para a reunião da monografia da especialização em geriatria. Já fui em várias reuniões dessas, mas essa está com uma sensação de que tudo é novo. Engraçado como realmente minha vida parece estar divivida em AC e DC: antes e depois do câncer. 

     Claro, que nenhum medo vem fácil assim. Acho que por causa do nível de estresse atingido com o diagnóstico, tive síndrome do pânico e depressão. Ainda estou tratando, mas com grande melhora. Impressionante como tudo muda. E minha forma de enxergar a vida mudou tanto, que encaro tudo. Com um certo sofrimento, mas encaro. E tenho certeza que se venci um câncer, o resto vai fácil também.

     A sensação que tenho é que cada dia é um dia, não vivo mais a longo prazo. E cada dia encaro como um desafio novo. Para hoje. E assim fica mais fácil viver. Aprendi muuuuito com isso tudo. Já encaro que tive isso para mudar minha vida e para ter um novo propósito. Sinto que mudou até minha forma de ajudar os pacientes. Tenho certeza que virei um ser humano melhor. De verdade. Estou só tentando focar minha missão. Mas que quero seguir com esses medinhos, ah quero. E que hoje dê tudo certo. Amanhã será um novo dia. :) beijos! Torçam por mim! :) Ótima semana para todas!!!

sábado, 11 de agosto de 2012

Superação vale ouro!

     Olá!!! E hoje eu bato o record mundial de mim mesma... dois posts num dia só!!!

     Estava mega desanimada, beeeeem triste mesmo com alguns comentários infelizes de pessoas idem... Masss, como tudo na vida passa e Deus nos mostra e dá sinais de que a vida é bem mais do que isso, optei por ficar em casa curtindo minha depressão, até que começou o jogo de vôlei da seleção feminina.

     Guardadas as devidas proporções e situações, nem quero me comparar com campeãs olímpicas no esporte que seja. Tenho 1,62m, sou beem baixinha, acho que só conseguiria ser ginasta, mas com a minha flexibilidade e equilíbrio não iria além do campeonato do andar do prédio. Pois bem... E qual a lição que tiro disso tudo? (Simmm, porque depois de um câncer você passa a tirar lições até do bom dia mal dado, da porta não segurada no elevador, da fechada no trânsito...).

     Bem, elas começaram mal na competição. Eu tive câncer. Muitas pessoas não acreditaram nelas. Muitas pessoas se afastaram de mim. Elas ouviram muitas críticas. Ouvi muitas besteiras. Elas erraram em algumas situações. Também errei em várias. Elas se uniram. Eu me uni à minha família. Elas aprenderam a ouvir. Eu aprendi a enxergar. Elas se superaram. Eu descobri em mim uma força que jamais pensei ter. Elas venceram. Eu venci. É ouro para todas nós. Aceito o meu em forma de brincos, anel, pulseira ou colar, tá? Medalhas não combinam com meu estilo. :P

     Beijos e parabéns, meninas do vôlei!!! Obrigada do fundo do coração por terem trazido alegria para meu sábado que começou triste. Sei que provavelmente vocês nunca vão ler isso, mas fica aqui o meu MUITO OBRIGADA!!! E mais um parabéns!!!!!!!!!!

    

É isso aí...

     Olá, meninas!!

     Hoje nem estou muito inspirada... Sei lá, um estresse mega no grup do Facebook o me fez um maaal enorme. Engraçado como depois de passar pelo que eu passei ainda continuo me estressando com besteiras.

     Mas, chega, nem vou pensar mais nisso. Não quero ficar triste de novo. Ando meio que perdendo a paciência para pensar em câncer. Mas não abandono tudo porque sempre me lembro como isso aqui foi, e é, importante para mim e para tantas outras meninas durante o tratamento. Mas quando certas coisas começam a fazer mal, a gente vai desanimando, né?

     É, tá difícil voltar à alegria que eu estava antes, nessa semana. Poxa, consegui fazer exercício físico todos os dias, coloquei meus bofes para fora, voltei a passar creminhos anti-rugas (olhaaa, tomem cuidado com os que têm tretinoína!), passo filtro solar diariamente, estou me maquiando mais, comendo melhor... Mas, esses estresses ainda conseguem me desanimar... Acredito tanto na humanidade, gosto tanto de gente no geral, que quando me magoo com alguma coisa, demora um pouco a passar.

     Vou parar de reclamar aqui. Vou dar uma volta no sol, assistir ao jogo de vôlei e depois volto com mais alegrias. Lição do dia: não me estressar tanto com coisas que não merecem. 

     Beijos, beijos!

P.S. Vocês já conheceram meu blog novo??? 

domingo, 5 de agosto de 2012

Bicicletinha, enjoos... E a vida vale a pena.

     Olá, meninas!!

     Como estão? Ia deixar para escrever amanhã, mas sei lá, resolvi colocar tudo para fora hoje. Literamente. 

     Desculpa o assunto iecati, mas tô vomitando minha alma e o estômago. Nossa. Tinha tempo que não passava mal assim. Não sei se é culpa do Zoladex, que me deixa mega enjoada na semana em que faço a aplicação, não sei se eu que exagerei na comida, sei lá... Só sei que tô a melhor amiga do baldinho de novo. Mas vai passar. 

     Vamos falar de coisas mais legais? Essa semana andei pela 1a vez de bicicleta sozinha. Até uns 20 e poucos anos sempre gostei de andar de bike (vou escrever assim porque dá menos trabalho!), mas depois veio o estresse do trabalho, mudanças e ela ficou encostada na garagem. Depois dessa doença resolvi que ia fazer diferente. Primeiro comprei uma ergométrica, e quando aguentava eu dava uma pedalada, Mas tem coisa mais chata?? Então resolvi comprar uma para curtir minha cidade. E fui! Sozinha! Andei a orla de Copacabana inteira, fui e voltei. Em todos os sentidos: fui feliz demais! 

     Parece besteira, né? Se você sempre esteve saudável e só reclamava de uma gripe, pode ser. Mas para quem passou mais de 1 ano cansada, enjoando, com dores as mais variadas, conseguir dar uma volta de bike foi tudo. Cheguei no Leme e meu olhos encheram d´água. Curti cada ventinho, cada onda quebrada. Tudo era lindo. Mesmo o dia estando feio. Não, não existe mais dia feio... Todos são lindos! Pois eu estou aqui... E podendo ver como a vida é linda. DEMAIS!

     Essa semana tenho consulta com a minha masto mais linda e excelente! :))))
     Mando notícias! Beijos e uma ótima semana!!!