segunda-feira, 22 de abril de 2013

A vida ensina

    Olá, pessoas!

    Ando sumida, né??? Beeeem, sumida... Muitas vezes penso em fechar esse blog, virar a página, ir deixando o câncer no passado, mas reflito sobre como ficava meio chateada de quando eu ia ler blogs sobre o tema e eles eram só sobre o período de tratamento. Entendo que a vida tem que seguir, mas não acho que eu tenha passado por essa m...toda em vão... Além de ter aprendido muito, acho que isso serve para a gente se tornar um ser humano melhor... E quer coisa melhor do que ajudar aos outros?

     Pois bem... Nesse dilema de sigo com a vida sem blog, sigo com a vida com blog, ele vai ficando por aqui... Mas, como a vida voltou com força total (GRAÇAS!!!), nem tenho tido muito tempo para escrever... Uma pena. Sinto muita falta de sair colocando meus pensamentos aqui e quem sabe, ao dividir minhas experiências, conseguir ajudar ao menos uma pessoa que seja. 

     Só que hoje sei lá por quê resolvi refletir sobre o que o câncer significa não para nós pacientes (e ex-pacientes), mas sim para quem está ao nosso redor, seja por um momento, seja para sempre. Ficamos magoadas com algumas frases ditas, com alguns olhares, com algumas conclusões. Todo mundo parece saber o que é melhor, o que devemos fazer, deixar de fazer... Passamos a ser um misto ou de "gurus", seres elevados espiritualmente ou umas pobres coitadas, com o destino traçado... As pessoas se esquecem que na verdade todos deveríamos pensar a vida de uma forma diferente e não apenas aqueles que passaram por uma situação mais difícil, de ter que encarar de frente que sim, somos mortais.

     Sim, porque todos vamos morrer, todos vamos ficar doentes, todos iremos ficar frágeis em algum momento da vida, seja por uma gripe, um "derrame", um infarto, uma pneumonia, um acidente... As pessoas morrem mais por doenças cardiovasculares, mas só quem tem câncer fica com esse olhar de piedade... Entendo o que as pessoas pensam, nem me magoa mais, nem me chateia, massss... Morrer todos vamos, e ninguém, absolutamente ninguém, sabe o dia de amanhã. Vamos ser felizes no hoje. Não adianta viver o passado pois ele já foi, nem o futuro, porque ele a Deus pertence. Se vivermos mais e melhor o agora, todos poderemos viver...

5 comentários:

  1. Engano seu, quem tem "derrame" recebe o tempo todo olhares de piedade.

    ResponderExcluir
  2. Como me vi neste post seu amiga! Embora eu ainda esteja passando por esse drama e com algumas intercorrências inesperadas e claro, desagradáveis! Penso que as pessoas de um modo geral se acham super humanos, inerentes à doenças, e na verdade ninguém nunca se imagina em situações de risco que tiram a vida, imagina ter um câncer! Ainda é sim uma doença muito pragmática, mas que também como todas as coisas tem seu lado bom, nos descobrimos com uma fortaleza jamais imaginada, revemos nossos valores e aprendemos ser novas criaturas! E à propósito, não nos deixe, um post assim pode fortalecer, auxiliar uma apenas não, mas uma imensidão de pessoas que ainda vivem com esse drama cruél...
    Beijos e muito sucesso prá vc, sempree!
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse olhar de piedade é o próprio paciente que coloca na cabeça, minha mãe tem CA de mama e nunca a vi reclamando disso, aliàs ele está começando o tratamento de novo pq o CA 15-3 está alto 364....

    ResponderExcluir
  4. Oi Marina! Eu entendo e concordo com você. Espero que continue por aqui e nos traga boas noticias de como vai levando agora a sua vida.
    um beijinho tuga

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina, boa noite. Estou conhecendo seu blog hoje pois fui fazer uma pesquisa sobre os efeitos colaterais do tanoxifeno, me divertir muito com a forma criativa e leve que descreveu os efeitos colaterais.

    Em dezembro de 2011 tive uma grande noticia que estava gravida e com a probabilidade de serem gêmeos, mas 7 semanas depois veio a noticia que os embriões não haviam se desenvolvidos e eu tive um aborto. 5 meses depois comecei a sentir um nódulo na mama esquerda e não tive dúvida estava com Câncer.

    Procurei rapidamente o médico e o diagnostico foi confirmado. Adenocarcinoma Ducto infiltrante grau IV. Como você diz temos que ver o lado bom das coisas, não precisei de mastectomia radical e fizeram uma quadrantectomia perfeita, já terminei a QT fiz 8 e estou terminando a radio e iniciarei o uso do tamoxifeno no próximo mês.

    Seu blog é ótimo e eu sei que quando estamos em tratamento temos tempo para tudo e anonimo para nada, muitas pessoas me incentivaram a criar um blog mas eu sou péssima para escrever e achei melhor não me arriscar "risos". Bom se posso dizer alguma coisa é que me ajudou muito com o poste sobre tamoxifeno e espero que consiga um tempinho para continuar escrevendo.

    Um abraço Gheisa Oliveira.

    ResponderExcluir