quarta-feira, 16 de março de 2011

Perdas e ganhos

Olá todo mundo!

     Cá estou eu no meio do dia, entre um paciente e outro, colocando tudo para fora...Tem sido ótimo vir trabalhar, apesar de ter que acordar muuuuuito cedo e eu adorar dormir tarde. Apesar do sono, o trabalho me ajuda a desopilar o fígado, a não pensar tanto nos meus problemas...também é ótimo poder rever minhas amigas e poder conversar sobre o tudo e sobre o nada (falar sobre Ti-ti-ti e BBB é tudo tá, Lu? rsrs). E sabe o que mais? Estava morrendo de saudade de atender meus pacientes! Sim, sou possessiva e eles são meus...rs Claro que tem sempre um ou outro malinha, afinal somos todos seres humanos e alguns também devem me achar a médica mais mala das galáxias, mas eu estava sentindo falta de ouví-los, examiná-los, enfim...me sentir útil e saber que estou ajudando alguém novamente! (ainda mais agora que estou passando por isso, e estou vendo como é o outro lado...as angústias, os medos, as dúvidas...)

* Para fechar esse momento retorno Jedi ao trabalho, vou colocar uma foto daquele café da manhã feito pelas minhas amigas super-poderosas do trabalho!



     'Tá tudo muito bom, 'tá tudo muito bem, mas vocês devem estar se perguntando o que tem a ver o título deste post com o 1o parágrafo? Se fosse nos tempos de redação do colégio, eu já teria perdido uns bons pontinhos...Mas tudo bem, vou fazer que nem as tias mandavam: desenvolver o tema!

      Sempre que me falam: "tenho uma boa e uma má notícia, qual você quer saber primeiro?", eu respondo: "a má!", prefiro me livrar e encarar logo de frente a parte ruim das coisas...por isso, vou falar logo sobre as perdas referidas acima.

     Nesses últimos (quase) 2 meses eu tive que reaprender muitas coisas..até aí, aprendizado nunca é perda, né? Masss...eu tive que aprender a me DESAPEGAR! Já li muito sobre o desapego em outros blogs e, realmente, estou aprendendo a usar esse novo verbo.

     Primeiro o desapego a uma parte tão feminina do corpo...por mais que saiba que é temporário, é um baque ver aquela cicatriz todo dia no banho (se bem que agora já estou encarando como sinal de que sou uma mulher forte, que está encarando de frente isso tudo - ahááá tive a chance, mas nem usei o clichêzão de "peito aberto" - estou mesmo ficando evoluída! rs). Mas agora que o expansor já está sendo "enchido", essa sensação de estar sem peito está beeem menor...como é bom voltar a usar roupas claras, como é bom sentir um volume ao tomar banho...ai ai! Pois bem, a primeira perda está sendo muito bem resolvida! :)

     Outra coisa que senti e me afetou razoavelmente...vai parecer ridículo, mas as mulheres vão me entender: depilar a axila!! Quiuspariu!!! *desculpa o palavrão. Me senti um ser monstro em não poder me depilar!!! Que bizarro, né? Sentir falta de uma coisa que machuca...mas senti! Mas tudo bem de novo...mais uma perda facilmente solucionável! (ah! Claro! Tive alergia ao Veet...então...).

     Finalmente a perda de ontem...cortei os cabelos! Cortei nãoooo! Tosei mesmo! Sempre achei que cabelo era abaixo dos ombros...mas agora eles estão na altura da orelha. Achei que quando a tiazinha fizesse aquele NHACO com a tesoura, eu ia morrer! Que a medida que as minhas madeixas iam rolar cadeira abaixo, minhas lágrimas iam rolar junto...mas que NADA!!! Foi tranquilo e estou mais uma vez me acostumando a perder e perceber que estou na verdade é ganhando no final!

     Na verdade, cada dia tem tido suas dificuldades, estou me reinventando como mulher...nas roupas que uso (estou tendo que vestir tudo por baixo ainda! Não é qualquer roupa que rola!), no novo corte de cabelo, na nova percepção do meu corpo...mas percebo que a cada dia estou é ganhando mais! Parece aquele blablabla de que virei  um ser evoluído porque tive câncer, mas eu realmente estou enxergando tudo com novos olhos e me permitindo mais...amanhã mesmo vou ver a aula de Pilates, o curso de pintura, o de confeiteira! Ninguém me segura mais! Nada mais é para amanhã...estou vivendo o hoje, o agora! E isso foi um dos maiores ganhos!

     Bem, chegaaaaa de escrever tanto...estou a mais prolixa! (Detalhe: esse post começou a ser escrito no trabalho e acabou de ser escrito na casa da mami!)
     Mando notícias sobre a minha biópsia em breve! Ela foi para revisão de lâmina! Que l-e-g-a-l! Mais um treinamento: ansiedade? Tudo bem...aprendi a esperar! :)
                                                                       (e sem essas rugas aí do lado!)

     Mil beijos em todas!

  
    


3 comentários:

  1. Querida, seu rosto deve estar iluminado. Olhe-se bem no espelho e veja o brilho! Sim Marina, perdemos por um lado porém o ganho é infinitamente maior!
    Beijão da prima de coração, Marcia

    ResponderExcluir
  2. Ai minha amiga!!! Vivemos num mundo tão frio no "antes" do câncer e depois esse mesmo mundo parece tão acolhedor no "depois" não é? me identifico muito com cada post das minhas mais novas amigas do peito desse mundo virtual, parece que as conheço desde sempre...e com vc é a mesma coisa...rsrsrs...qto as axilas não aguentei ficar sem depilar e fiz com a lâmina mesmo, tb não tolero o veet, mas fui com cuidado e deu td certo, rsrsrsrs...aproveita a fase do "conhecimento" e faz tds os cursos que puder, eu mesma quero fazer de cabelereira, hahahahahahaha...meu marido levou um susto, mas não sei o que me deu na telha, nesse momento eu "posso" querer fazer td... e depois ainda quero fazer o de fotografia, de patchwork, de bonecas, de tear, e ainda fazer o vestibular pra Serviço Social(q tb não entendí esse desejo). Bom, agora podemos né amiga?!!bjo e continue linda assim mesmo como vc é, ok?

    ResponderExcluir
  3. Marcia!! Estou aprendendo mais a cada dia realmente! E tome de música...;) mais uma vez, obrigada pela dica preciosíssima!!!
    Keila!!! Impressionante o que a internet nos proporciona, né? Estou tendo a chance de conhecer pessoas especiais, que jamais conheceria! Novas amigas! Quanto aos cursos...faça todos os que você tiver vontade! E será que a assistência social não é porque você quer ajudar mais ainda o outros???:)
    Muitos beijos!!! E depois te conto como foi a entrevista do Pilates! :)

    ResponderExcluir