sábado, 21 de maio de 2011

Divulgando: Absurdo vergonhoso pacientes de câncer morrem sofrendo com dor e fome...

     Olá pessoas!

     Esse é um post de protesto! Já aviso porque pode ser que você não esteja a fim de ler nada disso...através do blog da Lilian (http://dosnossoslimoes.blogspot.com) , venho divulgar um absurdo postado pelo Daniel (http://meubloguezinho-dudu.blogspot.com), afinal essa blogsfera tem que servir para algo mais além dos nossos desabafos e liberação de angústias...

     Não pode a gente estar passando pelo que está passando e simplesmente fechar os olhos para o fato de tantos outros brasileiros, que também pagam seus impostos e cumprem todos seus deveres, estarem morrendo à míngua em vários cantos do país...

     Pois aí vai o texto publicado no blog dele! Que sirva para a gente abrir os olhos e cobrar mais dos governantes...chega de roubar tanto, chega de enriquecimentos mal explicados, chega de desvio de verba, chega de "mamatas"...queremos uma saúde de qualidade (e educação, e saneamento básico, e moradia...) para todos! Nós somos iguais...que todos tenham acesso a um tratamento digno!

Segue o texto (retirado do blog da Lilian) - "roubei" por uma boa causa tá, amiga?

ALARMANTE: Câncer mata de 4 a 6 pacientes por semana em Ariquemes 
Na manhã desta quinta-feira (19) mais um paciente de câncer veio a óbito em Ariquemes. Esta tem sido a dura rotina da equipe do Centro de Internação Domiciliar (CID) do município. De acordo com a coordenadora do CID, Janete Henrique Costa, a média é de quatro a seis mortes por semana por causa da doença. “De janeiro para cá mais de 30 pacientes já morreram com câncer. Só hoje recebemos outros dois com a doença: um que mora no bairro União I e outro no BNH. E assim vem sendo o nosso dia a dia, uns vem chegando e outros morrendo”, conta.
A maior preocupação, de acordo com a coordenadora, é com a dor constante e a fome dos pacientes que, segundo ela, já vêm de Barretos desenganados dos médicos sem mais alternativas de tratamento. “Por isso, a única coisa que temos a fazer por eles é que morram em paz, mas como a maioria dos pacientes é de famílias que não têm condições de bancar as despesas com medicação para tirar a dor e o alimento especial que sacia a fome deles, temos ainda este agravante: eles estão morrendo de câncer, com fome e dor”, lamenta.
O problema já foi apresentado ao governador do Estado Confúcio Moura (PMDB) através do presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT), comunicado à Representação de Saúde do Estado e ao município, mas conforme Janete, “até agora, ninguém tomou uma providência. Eles continuam morrendo de câncer, com fome e dor”, insiste, clamando sensibilização do Poder Público no sentido de ajudar esses pacientes.
Pesquisa
Além desta prioridade, outra preocupação, segundo Janete, é descobrir as causas de câncer no município. “O número de casos assusta e precisamos descobrir porque esta doença está matando tantos ariquemenses”, observa.
Em discurso na última sessão da Câmara de Ariquemes, Val, que quer encabeçar uma campanha em favor da causa falou sobre uma pesquisa divulgada nacionalmente que mostra que um dos causadores de câncer pode ser os agrotóxicos. “Sem sabermos as causas não conseguiremos um combate e o câncer poderá se transformar em uma epidemia no município”, disse, acrescentando que “as campanhas feitas até agora em Ariquemes ainda são tímidas, mas a doença não, está se alastrando. A cada semana estamos perdendo vários ariquemenses para ela”, lamentou.
Pedindo à parte, o vereador Enoque Nunes apoiou a realização da pesquisa e exemplificou a necessidade citando o caso do irmão dele que sempre trabalhou com agrotóxicos na lavoura e acabou sendo contagiado pelo câncer.
Val acrescentou que no ano passado testemunhou uma pessoa burrifando veneno na frente de uma escola. “E pensei, e dentro da escola pode ter um professor de biologia falando sobre os microorganismos que afetam nossa saúde. Somos nós que temos a responsabilidade de garantir no presente, a vida saudável às gerações futuras”, disse ao falar sobre a necessidade de extinguir o uso de agrotóxicos.
O apoio a pesquisa também já foi feito ao governador Confúcio pelo vereador Val, mas até agora, o estado ainda não oficializou a parceria para execução deste trabalho.


POST NA INTEGRA: http://meubloguezinho-dudu.blogspot.com/2011/05/absurdo-vergonhoso-pacientes-de-cancer.html

2 comentários:

  1. Nossos blog são para isso mesmo compartilhar emoções, dores, angustias, frustrações, alegrias e neste caso indignação. Eu fiquei indignada em saber que uma pessoa além de lutar contra a doença ainda morre de fome e dor. muito triste, triste demais, vamos roubar a materia e postar, quanto mais gente souber disso, mais chances essas pessoas tem de ter um minimo dignidade.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Marina!!! Vamos validar socialmente esta puta ferramenta de resistência que temos. Unidos poderemos, além de nos ajudar, ajudar pessoas como estas. Vamos continuar falando disso em todas as instâncias a que tivermos acesso. Bj carinhoso.

    ResponderExcluir