sábado, 13 de agosto de 2011

Câncer, mídia, meios de comunicação... E a gente nisso tudo?

     Olá, pessoas!

      Como está sendo o fim de semana de vocês? O meu está sendo tranquilo, tentando me comportar melhor, comer menos besteiras (mas não resisti e comi pizza e sundae! É que os enjoos são bem menores agora do que durante a série vermelha, aí você esquece que está fazendo quimio e meio que enfia o pé na jaca...). Estou agora tendo um diálogo-amigo com os dois, eles querem sair, mas eu não vou deixar! Que sigam o trânsito normal, sigam o fluxo! Para frente - no caso, para baixo - é que se anda!


      , já enrolei bastante, um primeiro parágrafo inteiro, vamos logo ao que interessa, porque a tal astenia está querendo se chegar e pode ser que eu durma antes de terminar esse post. Vocês já repararam como o câncer está na mídia? Na verdade, acho que sempre esteve, mas por motivos óbvios tenho reparado mais nisso...(apesar de, infelizmente, ter convivido com vários familiares com câncer, sem contar os pacientes...). Mas ultimamente tenho percebido de uma outra forma como os meios de comunicação abordam o fato... Nossa, entendo que seja duro, entendo que seja péssimo receber uma notícia dessas, afinal eu recebi, mas eles colocam como se já fosse um atestado de óbito assinado... E é um tal de gente opinar, se meter, fazer previsões... Deixem os pacientes com câncer viver...e apenas se curar! Adoramos receber força, apoio, carinho, orações, mas desprezamos olhares de "peninha", dó e carinhas de "ai, tadinha"!

     Sei que tenho usado muito isso aqui para desabafar, mas um dos propósitos desse blog é esse mesmo... Não estou mais triste, nem mais revoltada, só estou tendo mais tempo para refletir...:) Que cada vez mais o câncer tenha espaço na mídia, mas para as pessoas se cuidarem, que os exemplos sirvam para que se façam diagnósticos mais precocemente e a cura chegue para a maioria! Que o espaço seja para que se consiga diminuir filas, que a população tenha mais acesso aos serviços de saúde... E não apenas para vender mais revista de fofoca...

      Mil beijos e um ótimo dia dos pais para todos!


     P.S. Como há anos atrás perdi meu pai para um câncer de pulmão, aproveito o momento para pedir para aqueles que ainda fumam, que parem o quanto antes... A gente sempre acha que com a gente não vai acontecer, até que acontece! Pare enquanto é tempo... e dê a alegria da sua convivência a toda a sua família por mais anos! Saudades eternas, pai!

5 comentários:

  1. Menina Marina!!!!

    Ótimo post, concordo super! As pessoas precisam aprender a APRENDER com quem passa pela doença, se cuidar mais e divulgar a necessidade do diagnóstico precoce e não que tal pessoa está "com o pé na cova" ou é um coitadinho porque tem câncer.

    Beijos master plus pra vc!!

    Fabi

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ MARINA!
    ACREDITO QUE É MUITO IMPORTANTE QUE A MÍDIA DESENVOLVA O PAPLEL DE INFORMAR A SOCIEDADE E QUE AS PESSOAS FIQUEM MAIS ATENTAS COM A SAÚDE E OS GOVERNANTES DEVEM DAR MAS ATENÇÃO A PREVENÇÃO. ESSES DIAS ENCONTREI UMA CONHECIDA E CONVERSANDO ELA DISSE: "O SUS NÃO É RUIM DIFÍCIL É CONSEGUIR UMA VAGA, MAS QUANDO O CASO É GRAVE É TUDO MUITO RAPIDO". PENSO QUE ESSA AGILIDADE TEM QUE ACONTECER PARA PREVINIR ESSE É O CAMINHO. UM FORTE ABRAÇO BOM DOMINGO!!!!
    FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem Marina, direito a vida e a saúde é para todos, o câncer não seleciona ninguém pela conta bancária, mas quanto maior a agilidade no atendimento todos terão maior chance.
    Valeu!!!
    Beijocas da Sol

    ResponderExcluir
  4. amiga, exatamente nisso que estava pensando e escrevendo, essa exposição da midia, a ponto de te dizerem que esta na moda... Tomara que ao menos sirva pra mundo enxergar a gente, pacientes oncologicos...

    ResponderExcluir
  5. A-P-O-I-A-D-A Companheira!!!! Bjo no coração!!!! Batpapo amanhã!!!

    ResponderExcluir