sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Eu uso lenço sim, estou vivendo...

...tem gente que não usa, está...

Olá, pessoas!                                         


     Mais um post-manifesto! Mas, não, não estou revoltada, é simplesmente um apelo... DEIXEM AS PESSOAS USAR LENÇO EM PAZ!    

     Como vocês sabem, estou naquele look que varia entre o kiwi-bebê-de-3-meses-interno-da-Febem, e como ainda não sou uma mulher totalmente destemida, como a Sinead O´Connor, ainda prefiro esconder meus parcos cabelos embaixo da peruca ou dos lenços. Até aí, morreu Neves, né? 

Pausa para o Momento cultural:
HISTÓRICO:
Joaquim Pereira Neves, assessor do Padre Feijó, teve uma morte horrível, sendo decapitado por índios. Não se falava mais nada na Capital a não ser na morte do Neves. Encheu tanto o saco que as pessoas começaram a dizer: "até ai morreu o Neves", ou seja, quero novidades.

     Mas, voltando ao assunto... Sei que já desabafei sobre isso, mas é que realmente incomoda virar o centro das atenções, e principalmente virar alvo de preconceitos. Sei que uma pessoa de lenço na rua não é o "habitual", não é a coisa mais normal do mundo, afinal as pessoas em geral têm é cabelos mesmo (mesmo os carecas têm uns fios aqui, outros ali), então entendo as olhadas de rabo de olho e até já me acostumei com elas. Mas o motivo de eu estar aqui "bostejando" mais uma vez sobre isso é sobre a reação, digamos assim, mais agressiva das pessoas. E quem sabe, a gente escrevendo/lendo sobre isso, consigamos perceber e evitar esses olhares que lançamos em relação a outras "diferenças"...


     Então, vamos lá:

- De uma vez por todas, quem usa lenços não é discípula direta do Bin Laden: Não, nós não vamos explodir nada, nem ninguém! A não ser que você continue me olhando com essa carinha de medo...

- Não, não... quem usa lenços não necessariamente está com uma doença contagiosa fatal, que veio da savana africana (ou seria das estepes siberianas?), pega através do contato com a fêmea do macaco-dourado-da-crina-real (tá, nem eu sei de onde eu tirei isso! Hematócrito baixo, baixa oxigenação cerebral...é pode ser!)

- Não, eu não estou usando esse lenço para ser uma "adolescente-rebelde-sem-causa"! Primeiro porque já faz teeeempo que deixei de ser adolescente, segundo porque se eu fosse ser rebelde, eu teria lá uma certa causa (num país como o nosso?), e terceiro porque eu acharia mais maneiro usar outras formas de manifestar minha raiva contra os políticos do país... 

- Não, eu não cortei os cabelos por uma infestação maciça de piolhos! Pode sentar do meu ladinho na sala de espera...

- Não, não precisa me olhar de canto de olho, eu perdi os cabelos, não a visão! E sim, infelizmente estou com câncer e fazendo quimioterapía! E sim, o câncer é democrático: não escolhe cor, raça, credo ou classe social. Não sou "bonitinha" demais para ter câncer, nem feia demais para não tê-lo...

- Ah, sim, sim, o que eu tenho é câncer! Não precisa olhar para a capa das mil revistas com o Gianecchini (alguém chegou a perguntar para ele se ele estava a fim dessa exposição toda?) e olhar para mim com essa carinha de compaixão. Ninguém sabe o dia de amanhã. E mais uma vez, sim, o câncer pega da presidente da república a essa pobre médica pensionista do INSS, do ditador de um país próximo ao personagem pegador da novela. 

      Mais uma vez foi mal aí, o post revoltado. Vai uma tirinha da Mafalda para amenizar! 



     Quem já passou por alguma situação inusitada dessas ao usar lenços, e quiser compartilhar, sinta-se à vontade, o blog é de todas nós... Depois de passar por isso, passei e me policiar mais e reparar nos meus olhares para os outros... Muitas vezes um olhar vale mais que mil palavras e muitas vezes as palavras podem ser duras. Claro, que a maioria das pessoas é do bem, e torce mesmo é para a gente ficar boa logo! A essas mais uma vez o meu MUITO OBRIGADA! 

     Mil beijos em todas e um ótimo fim de semana!

     E mais uma musiquinha...só que "sem lenço e sem documento!" (o nome não poderia ser melhor: "Alegria, alegria". E ainda vale para a gente lembrar daqueles que lutaram por um país mais justo...)



11 comentários:

  1. Pois é Marina como diria nosso amiga Jair Rodrigues:
    Deixa que digam
    Que pensem
    Que falem
    Deixa isso pra lá
    Vem pra cá
    O que que tem ?
    Eu não estou fazendo nada
    Você tambem....
    então vem pro batpapo pra gente rir dessas pessoas sem coração...
    Bjo maluquéti!!!

    ResponderExcluir
  2. MUITAS VEZES ME OLHARAM ASSIM!
    É RUIM, NOSSA!!!
    MAS... DEIXA PRA LÁ.
    UM BOM FIM DE SEMANA PRA VOCÊ.
    BJS.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh Amiga tô sentindo na pele esses olhares nesses dias de mulher mascarada!! Acho que é pior que o lenço, o povo já pensa que vc tá com a gripe suína!!! kkkkkkkkkkkkkkkk!!!
    Nunca vou me esquecer que certa vez ao chegar de lenço em uma apresentação infantil, as crianças que há tempos não me viam (pois estava afastada de todo convívio social na época) olharam todas para mim e começaram a comentar "Nossa a Tia Karina tá parecendo um pirata" "Tia porque vc veio fantasiada de pirata??" Conclusão o lenço era inteiro preto na ocasião!!! kkkkkkkkkkk!!
    Foi inocente e inusitado!!!
    Beijos amiga!!!

    ResponderExcluir
  4. A história apenas se repete....
    Beijo moça.

    ResponderExcluir
  5. Marina,
    Tania Lyrio bateu o martelo: quem não passou por isso...vai passar! kkkkk
    Com o lenço, com a peruca, com a careca Kojak (vichimaria tirei do baú), careca Ronaldinho, o curtinho Demie Moore. Acredite que zombaram de minha pessoa numa viagem ao Pantanal "purcaudiquê" acharam que meu curtinho era para esnobar e fingir de jovenzinha! Do guia até a poltrona 55!
    Sobrevivi! E esta não foi a única ruindade qui sofri não!
    Lado Poliana: o lado bom do seu aborrecimento foi este texto lindo! Cê tá ficanú dortora em letras! Bom fim de semana! Abraço. Xará de Minas.
    Ps: olha que coisa linda aconteceu a Karina. As crianças viram no seu lenço negro a magia da fantasia. Ela estava para eles como a Keira ou Elizabeth do piratas do Caribe!Linda! He, he, he

    ResponderExcluir
  6. Amiga, vc é linda e incrível!

    Queria muito poder passar mais tempo com vc pra ver se eu aprendo alguma coisa!!!! Quem sabe ano q vem, é possível q eu volte pra nossa cidade..

    Muitos beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Marina, adorei o Momento Cultural, tá cada vez melhor este blog!
    Só entendemos,mas é assim, coisitas que aprendemos, sentimos. Na época aproveitei pra me perguntar se já não tinha agido assim com outros.
    Fico muito feliz quando vejo que a música continua presente em sua vida! Dançando?
    Beijos da prima de coração Marcia

    ResponderExcluir
  8. Meninas!!!
    Obrigadaaaa pelo que vocês escreveram! Ah, hoje saí de peruca e choveu...como fazer com uma peruca encharcada?
    Keila!!! Saudade de tu, tatu!!!
    Ka! Adorei a história do pirata! Vamos virar Piratas do Caribe juntas, como a Marina falou??
    Tania!! Pois não é que é?
    Marina!!! Vindo de uma escritora o elogio vale ainda mais!
    Ceci!! Vc vai voltar??? Obaaaaaaaaa!! O Rio tá sentindo sua falta!
    Marcia!! Só não danço mais porque meu exame de sangue não permite...mas to tomando uma injeção para logo, logo bombar nas pistas!
    Mil beijos em todas e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  9. Marina eu moro em Campinas. Eu estou com o cabelo Elis Regina na década de 70, curtíssimo e não uso mais nada, cansei de tudo. Ai agora as pessoas, esses seres inacreditáveis deram para achar que eu sou sapata.Nem que fosse,mas percebo como as pessoas são idiotas, tem homem que olha pra mim e para me provocar diz: - E ai amigo??? e mulher me paquera hahahahah e homem me olha como concorrente, esses dias um motoqueiro passou pelo meu carro, se posicionou e disse: - Sapata safada. Dá para acreditar?? Eu digo que agora eu entendo as minorias.Mas paciência e sobretudo tolerância.Perdoai Deus, eles não sabem o que fazem, e nem o que falam.
    As pessoas só enxergam que elas veem, " o indivizivel é invisível ao olhar".
    Vamos seguir nossa vida e cuidar do nosso tratamento. Força para todas nós! E para vc com esses posts deliciosos e que alegram minha vida, mesmo qdo acidos, um bem especial, mas calma lá moça, eu nao sou sapata hahahaha.

    ResponderExcluir
  10. Oi Marina!
    Adoro seus posts, me fazem rir. :)
    Sei bem o que é isso.
    Não querendo desanimar, mas o mais engraçado é quando você está com o cabelo "Joãozinho", sem corte, todo arrepiado, com um fio de cada tamanho e em cada direção (como é o meu caso no momento) e a pessoa comenta que ela também resolveu inovar seu visual uma vez... Também cortou bem curtinho... Eu morro de rir... Às vezes eu falo que não foi nada disso, conto que foi por causa da quimioterapia, etc, etc. Mas às vezes concordo e digo que é bom mudar e tal...
    Mas fazer o quê?
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Marina...
    voce tem colocado meus pensamentos em palavras....muito bom mesmo!!!!
    Abraços
    Denise

    ResponderExcluir