domingo, 13 de novembro de 2011

Informações virtuais, medos reais.

     Olá, meninas!

     Como estão? Essa semana foi meio complicada para mim, fiquei beeeeem deprê e mais ansiosa ainda do que já costumo ser... Quem está passando por isso já sentiu que o humor e o estado de espírito oscilam muito, tem dias que você está super confiante e feliz, enquanto que em outros você mal tem forças para sair da cama... 



     Nunca tive depressão, mas acompanho de perto várias pessoas que têm, sei o quanto é uma doença difícil de se encarar, de quão difícil é seguir a vida enquanto se está doente, e ainda ter que aguentar dos outros, comentários como se a doença fosse uma escolha: "levanta dessa cama, menina!", "isso é falta do que se preocupar" e coisas assim... É, só quem fica doente sabe, só a gente sabe aonde nosso calo aperta!


     Pois bem, há algumas semanas eu estava no meu modo "ansiedade-master-plus-mega-power", e resolvi que ia fazer alguns exames de acompanhamento. Sim, fui ao meu onco quando acabei a QT e ele me pediu um eco e uma ultrassonografia das mamas (eu acho que devia pagar meia!). Mas, achando pouco, nesse momento supracitado de ansiedade, eu resolvi esquecer que era apenas paciente (e eu deveria aplicar essa palavra nos dois sentidos!) e pedi mais alguns exames para mim mesma... MEA CULPA MEA MAXIMA CULPA! (Em negrito, para demonstrar beeem a vergonha que eu estou de mim mesma!). Caí na besteira de entrar na paranóia de querer fuçar tudo e fiz exames à toa. E como aprendi na faculdade: Só peça exames se você sabe o que vai fazer com os resultados depois! E eu não sei (nem tenho que saber!)!!


     E onde entra a depressão? Aí que vem a raiva (que me levou á uma tristeza sem fim) de mim mesma: o tal exame que eu fiz deu um resultado diferente de NORMAL (e todos aqueles termos médicos para designar: "tá tudo bem, filha, relaxa!"). Pronto! O suficiente para eu entrar na paranóia, encomendar o caixão, chorar, deixar de comer, só não fiz testamento porque nem tenho bens mesmo... (até o carro já está vendido!). Até que resolvi deixar de ser burrinha e pensar: se não pediram esse exame antes, vou fingir que ele nem existiu e converso com meus médicos nas próximas consultas. Depois de feito isso, estou trabalhando aqui comigo minha ansiedade e tristeza e tenho certeza que em algumas semanas estou bem novamente. Consultas marcadas, minha saúde entregue nas mãos de quem tem que estar: dos meus médicos!


     Aproveito o momento e deixo meu recado (sei que se conselho fosse bom a gente não dava, massss... #ficadica!): tentem não dar taaaanta importância ao que lemos na internet, ao que conversamos em chats ou até mesmo ao que lemos em blogs - e olha que isso está vindo de uma blogueira! Colham as informações devidas, as dúvidas que tiverem, mas sempre as tirem com seus médicos! Não caiam nessa paranóia que eu caí... Cada caso é um caso, cada um tem seu protocolo de tratamento e rastreio e o melhor a se fazer é viver! E feliz... Sempre! Um bom domingo a todas!

8 comentários:

  1. Oi, Marina! Estava com saudades de seus textos... sempre tão interessantes e bem escritos. Concordo plenamente com o que vc disse! Sou a Renata, do facebook... n sei se vc vai se lembrar de mim, mas n consigo postar comentários aqui e minha foto tb aparecer. Bjos.
    Renata Cambuy.

    ResponderExcluir
  2. Ma, por isso então que vc estava sumida...
    Tudo vai ficar bem mais uma vez! Não faltam pensamentos positivos!
    Dê notícias depois da consulta e qq coisa grita!
    Beijos, Mira

    ResponderExcluir
  3. Marina querida,
    vc sumiu do msn...precisamos conversar..
    como vc sei que nao adianta palavras...mas força...toor,oo por vc...por nós...e lembre-se nossa mente é qe nos ajuda...
    bjbjbjbj

    ResponderExcluir
  4. Marina,
    É super normal "estes excessos"; não há quem não fique de orelha em pé: por que o médico pediu isso pra fulano e pra mim não? Por que fulano fez 40 radio e eu só 28? Por que tiraram só o nódulo de beltrano e me arrancaram o peito?
    Todas as dúvidas, anseios, inquietações e mega-hiper-ultra-super plus ansiedade e desconfiança fazem parte do pacotão da doença! Confie nos seus médicos senão vai ficar como eu (tarja-preta+ psicanálise) e nem blogs existiam na época(2001-02) para trocar ideias e informações. Eram só compêndios de medicina, google tudo e INCA.
    Faça exercícios de respiração! Não acaba com o medo, mas oxigena o cérebro e nos permite barrar ideia maluca! Bjus. Marina xará.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina, olha eu sou psicóloga e acredito que seu maior inimigo agora é a ansiedade, controlar não é facil, "até pq gato escaldado tem medo de agua fria", mas é preciso pra se viver!!!! Beijão

    ResponderExcluir
  6. Então nééé... a luta do meu momento é controlar a paranóia!!! É que eu penso "beleza, câncer, invasivo, mastec, QT e tal... chega né???" aí vem junto "Ai meu Deus e se faltar descobrir algo mais???"... e pronto, instala-se um início de taquicardia + angústia + vontade de chorar + vontade de mudar de País (às vezes sugiro isso ao marido e ele com toda sua calma: se isso fizesse vc ficar boa eu me mudaria até para o alasca agora)... Admiro quem consegue controlar tudo isso... se eu for avaliar desde a primeira vez que li "carcinoma ductal invasivo" acho que já dei uma evoluída... não fico mais pesquisando coisas no google pq o google tem pacto com o capeta e é financiado por agências funerárias (certezaaaaa), mas ainda fico desesperada com exames... adoro blogs, não por comparar histórias, mas pra saber como cada uma lida com esse bicho de goiaba e eu sempre me vejo em alguma frase e fico com uma sensação de que são só páginas que eu preciso escrever e jajá passa...

    bjokaaaa

    ResponderExcluir
  7. Marina essa angústia, paranóia, pesquisar na web e sofrer por antecedência, quase todo mundo faz. Eu tento me controlar o máximo que posso.
    No meu bloguinho tento elaborar minhas angústias para postar sódepois das angústias controladas.

    Nossa tendência é achar que tudo o que aconteceu com o outro vai acontecer com a gente.

    Cada um tem sua história e não adianta comparar, pois nenhuma história é igual a outra.

    As vezes, tenho um ataque de: vou procurar tal e tal no google. Procuro, encontro coisa para sofrer. vou no médico e pergunto e não é nada daquilo que eu pensava.

    Beijos e a gente se cruza lá no facebook.

    Izabel

    ResponderExcluir
  8. Ma, nada é por acaso. Eu não levei a NS de Fátima à toa. Eu entendo vc mto, pq tb sou super ansiosa e de acordo c o Jorge tb sou "cavalheiro do apocalipse"! Médico sempre acha q é o pior. rsrs Na verdade temos mto conhecimento e desconhecimento ao mesmo tempo (se bem q nos dias de hj c google, todo mundo se acha especialista), mas não somos. Não em mastologia ou oncologia. Eu sei q é vc quem está passando por toda essa montanha russa, mas tenta ser paciente e conversar c os seus médicos. Acho q se eles não pediram esse exame pq não julgaram necessário. Vc já está curada! Isso eu sei, tenho fé mesmo! Nunca duvide disso: da sua fé e de toda a torcida q está ao seu redor. E lembre q tudo na vida passa. Inclusive as coisas ruins! Tô c mta saudade! Bjos

    ResponderExcluir