quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Passando para dar notícias...

     Olá, meninas!

     Tudo bem? Ando sumida, né? Nossa, nunca tinha ficado tanto tempo sem escrever por aqui. Mas veio carnaval, viajei e acabou vindo uma depressão. Alguns momentos de muita ansiedade e outros momentos de falta de vontade de fazer até as menores coisas. Mas, estou lutando contra isso. Vocês podem ter certeza que vai ser passageiro e logo, logo estou de volta, com a corda toda.


     Estar escrevendo aqui já é um sinal de mudança. Estava sem a menor vontade de fazer até isso. Engraçado como as coisas aparecem, né? Quando já estou quase no final do tratamento (para quem começou em janeiro de 2011 com essa luta, 4 meses de Herceptin - não vou levar em consideração o tamoxifeno/afins - parecem nada), que acho que me dei conta de tudo pelo o que eu passei. Vi como fui forte, quando, sinceramente (?), acho que nem precisava ter sido tanto. Vi que quis manter minha vida o mais próximo do normal possível, mesmo que muitas vezes isso tenha ido contra a minha própria saúde - vide as passadas pela emergência, a "desmaiada" no mexicano... Não que eu seja contra lutar de frente contra o câncer, encará-lo de cima, mas quando for para parar, puxar o freio de mão, é necessário saber parar, saber freiar.


     E, acho que agora que estou aprendendo isso. Por mais estranho que possa parecer, agora que estou me permitindo aprender (e apreender!) os ensinamentos reais que a doença me deu. Que cresci muito enquanto pessoa, sei que cresci. Mas, acho que é agora, com a vida voltando aos eixos, que a gente vai vendo o que realmente ficou, qual a lição que tiramos de tudo que a vida nos trouxe. Quando a gente está no meio de uma onda, levando aqueeeeele caldo, a gente só pensa em se salvar e voltar para a superfície, só quer descobrir para que lado é o céu... Depois que a a gente volta para a areia é que vê o que nos restou. Acho que é bem essa sensação no momento. Estou saindo da onda, voltando para a praia, arrumando o biquino, ajeitando o cabelo para recomeçar e aproveitar o mate gelado com biscoito Globo que a vida vai me trazer. E não, eu NÃO vou morrer na praia!

     Beijos em todas!

P.S. Momento atualização-médica. Semana que vem vou ao oncologista ver o que ficou decidido. Sei que farei o Zoladex, mas ainda vamos avaliar se farei o tamoxifeno ou o anastrozol. E esse mês é só exame. 6 meses se passaram desde que acabei a quimio. Que tudo esteja bem! (e que esse sangramento maldito pare!)

17 comentários:

  1. é o que eu digo amiga, pare de pensar que é mulher maravilha e se permita ser, Marina, gente, mulher, pessoa. Fragil as vezes, fraca nunca!!! Recebi mensagem, to orgulhosa do avanço, beijos

    ResponderExcluir
  2. Marina, realmente você tem sido muito mais forte do que eu me acharia capaz, mas faz parte uma certa depressão em meio a tudo isso. O importante é você contar com as pessoas quando precisar. E tem muita gente querendo estar com você nesse momento. Pode contar com a gente sempre! E vai mandando notícias!!

    ResponderExcluir
  3. De todos os sintomas da dç, dos efeitos colaterais da quimio... dos aprendizados da vida e do amadurecimento em franco andamento... e das mensagens adoráveis q leio por aqui, sempre me lembro da sua alegria, presente em TODAS essas etapas - às vezes, escondidas embaixo do tapete, camufladas entre as caixas de remédio, boiando nos tubos de sangue ou diminuídas na depressão... Qdo fecho os olhos, vejo vc de jaleco branco, toda carinhosa e atenciosa com aqueles pacientes do Zeferino, preenchendo um monte de papel... mas sempre sorridente e com os olhos brilhantes e cheios de VIDA!!! Obrigada por ter sido tão forte nesse seu momento CA e ter me ensinado a ser mais perseverante!!! Muitos beijos no coração e um enorme abraço - Renata

    ResponderExcluir
  4. Voltar pra areia ajeitando o biquininho.. é tudo que a gente quer né... Ótimo post. =o)

    ResponderExcluir
  5. Saudade de tu xuxu!!! E q a deprê vá pra beeeeem longe né? Qdo puder vamos bater um papo?? bjoooo

    ResponderExcluir
  6. Esse seu silencio é tão familiar. As vezes tenho vontade de "invadir a sua praia", mas ao mesmo tempo eu sei que vc precisa de um tempo. Tenha mta força e paciencia. Isso tb vai passar e qdo vc estiver disposta me liga pra um lanchinho. Mta saudade! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Que passe rápido. :o) Força sim mas com tranquilidade. Como no Aikido: harmonizando-se com o caminho, praticando a não-resistência, desviando do obstáculo e não lutando contra ele.
    Muitas beijocas no seu coração!

    ResponderExcluir
  8. Marina, você tem sido muito querida em nos passar com sinceridade , tuddo o que esta vivenciando!
    Parabéns , sobretudo , pela coragem de se mostrar e de revelar sua sensibilidade e fragilidade demasiadamente humanas. Obrigada por compartilhar conosco.
    Você vai vencer.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cydia! Muito bom ouvir isso! Fiquei com medo de me expor assim, mas tantas meninas fizeram o mesmo e me ajudaram tanto, que achei que poderia ajudar de alguma forma... Obrigada pela força!!! Muitos beijos!

      Excluir
  9. Oi Marina! sou tua parceira nesses altos e baixos, amiga. As vezes parece uma luta que não tem fim né? Mas tem, viu? é só impressão, depois é só contar a história.
    Vamos em frente
    Beijos da Sol

    ResponderExcluir
  10. OLÁ MARINA!!!!!!!!!!!
    AS VEZES EU TAMBÉM ME SINTO ASSIM.
    MAS CHEGAMOS ATÉ AQUI E NÃO VAMOS MORRER
    NA PRAIA NÃO!!!!
    DEUS TE ABENÇÕE. BJUS

    ResponderExcluir
  11. Nadinha de tristeza hein mocinha? Justo vc que tanto anima e tranquiliza geral! bj enormeeee e nao some!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu aposto que hoje tudo já está bem melhor e as coisas estão se arrumando!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Meninas! Obrigada pelas palavras e pelo apoio!!! Laura e Marta quero visita! E é muuuuuito bom saber que tenho primas para contar! Como isso me alegra e me faz bem! Rê! Me lembrar daqueles dias no Zeferino foi ótimo. Adorava trabalhar lá e foram aqueles pacientes que me fizeram escolher a pneumologia! Jamais vou esquecer das pessoas com quem trabalhei lá. Fui muito feliz!
    Meninas!! Podem ter certeza que hoje já foi melhor que ontem e amanhã será ainda melhor! Já saí de casa, me animei mais... Semana que vem mando notícias! Muitos beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Marinaaaaa....
    AMOOOOOO as suas postagens...
    Como bem disse é engraçado olhar para a nossa própria história né?! As vezes também me pego perguntando se será que passei por tudo isso mesmo... e PASSAMOS SIM!!! E cá entre nós muito bem...
    Já estou na torcida pelo retorno da sua consulta...
    Aguardo novas notícias...
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  15. Máááá... nem preciso dizer que sou sua fã demais... é redundante! Te admiro demais, apesar de não te conhecer pessoalmente. E sei tb que sua fase "ruim" vai logo passar... vc sempre nos surpreende aqui com suas histórias de superação. Acho o máximo!
    Parabéns, mais uma vez, pelo post... incrível, como sempre.
    Bjoooos.
    Renata Cambuy

    ResponderExcluir