quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sobre os hormônios... Ou melhor, a falta de...



     Olá, meninas!

     Tudo bem? Comigo tudo tranquilo. Fiz a 12a aplicação do Herceptin ontem! Aeeeeee!!! Faltam só mais duas!!! Não sei se fico mega feliz ou mega ansiosa por mais essa fase estar acabando... Não sei se acontece com vocês, mas muitas vezes penso que enquanto estiver fazendo medicamentos injetáveis dentro do meu interior, nada de ruim vai acontecer... Besteira, né? É eu sei... Mas a gente também pode pensar besteira de vez em quando. Só não pode é continuar com ela na cabeça...


     Mas hoje eu vim reclamar. Simmmm... Preciso colocar para fora, se não, sabe, dizem por aí, dá câncer. Afff, quanta besteira que a gente ouve, né? Mas colocar para fora sempre é bom. Então... aqui vai... Quem quiser continue aqui, quem achar chato o papo, continua também vai, estou carente...:)

     Quem sabe não são os hormônios? Ou a falta deles... Nossa, tanta coisa mudou de uns tempos para cá. Para quem não sabe, uma das formas de evitar que o câncer (dependente de hormônios!) volte, é bloqueando os tais hormônios (não todos, tá?). E para isso existem remedinhos. Comecei com o tamoxifeno uns 20 dias depois de acabar a quimioterapia. Lá nos idos de outubro. Mais precisamente, dia 12 de outubro. Ele me deu uma amostra grátis do que seria a menopausa: calores do além enquanto todo mundo estava com frio, um suor esquisito no meio da noite, um sono interrompido e uma secura na bichinha. Mas estava tudo bem. Ao fazer os exames de rotina, descobriram que meus ovários não tinham curtido o momento. E cresceeeeram. Ficaram enoooormes. Li que isso é normal de acontecer em mulheres jovens. Então, meninas, se vocês estão tomando o tamoxifeno e na ultrassonografia apareceram cistos: don´t worry! Fale sempre com seu médico!
     Pois bem. Meu estradiol foi para a casa do chapéu, e eu não sentia mais nada. Nada de menopausa, nada de calores, sono maravilhoso, vida quase normal... Se é que vocês me entendem. Aí,que estava o problema. Se era para bloquear os hormônios, eu estar óteeeema não era tão bom assim (Calma! Antes do desespero você não sentir nada não significa que você não está com os hormônios bloqueados! SEMPRE CONVERSE COM SEUS MÉDICOS!). No MEU caso, optou-se por associar o Zoladex ao Letrozol. Aí que está a solução... E o problema!

     Sabe aquele calor? Pois é... Voltou. Detalhe, eu sou um ser do além que tem alergia ao próprio suor. Sim, sou muuuuito limpinha, nem suar eu posso. Então, quando eu suo, eu me coço inteira! Legaaaal demais! Aí, vem um friozinho depois. E aumentar o peso? E o sono? Ele é picotado a noite inteira. E agora, ainda tenho que ficar de olho para não ter osteoporose. Então: é cálcio! E solzinho de manhã. Atividade física eu seeeei que eu tenho que fazer, mas com esse sono picotado, acabo acordando tarde e ficando com preguiça. Droga. Preciso me conscientizar que preciso fazer algum exercício. Fico devendo essa. Ah! Também estava tendo infecção urinária. Comecei a tomar suco de cranberry. Eca, eca, eca! Detesto, mas melhorou. Então, tomo como remédio. Tomo antes de dormir para ele passar a noite na minha querida bexiga. Recomendo. Minha vida melhorou muito depois. (P.S. não, não ganhei nada para falar bem dele!)


     Bem, é isso. Não esqueçam de tirar todas as suas dúvidas com seus médicos. Levem caderninho, lista, e perguntem... :)

     Mil beijos!

2 comentários:

  1. É Marina esse tal de tamoxifeno ninguém merece.
    Estou tomando e também tenho todas essa reações, calor, insônia, estou mais gordinha, não sei se acontece com você, mas tem dias que estou me sentindo ótima, mas tem outros que sinto uma tristeza sem fundamento alteração de humor. Faz parte né!!!!!
    O importante é ficar bem e passar logo esses cinco anos. fique com Deus, bjus.

    ResponderExcluir
  2. Ma, eu sofro dos mesmos males e ainda tenho que estar bem disposta para trabalhar no dia seguinte. Não dá para ficar dependendo dos 700,00 que recebo do auxilio doença né????
    Tenho tentado manter-me animada mas tá complicado!!! Bom pelo menos a secura na menina já passou e a vontade de namorar voltou Oba!!!!!!!
    Beijos e já estou com saudades !

    ResponderExcluir