quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Respeitando a vontade dos outros... Fim da vida, paliação e afins...

     Olá, meninas!

     Como foram de Natal? O meu foi o de sempre: comi, comi, comi... Assisti à missa e trabalhei...
Nem reclamo de trabalhar no Natal, sempre soube que isso poderia acontecer ao escolher ser médica. Ninguém me enganou falando o contrário... Então, encaro como uma chance de levar carinho e atenção aos pacientes que estão internados neste dia.

     Para variar venho para o blog escrever meio sem tema. Parece sessão de terapia, aonde o psicólogo falava para vir de mente vazia, aberta e deixar fluir. Faço isso aqui, as palavras vão saindo e vou deixando rolar. Às vezes até sai um texto interessante...

     Natal é sempre aquela época aonde paramos para refletir, repensar a vida e analisar o que realmente importa para a gente. Neste ano, Deus (ou no que quer que você acredite...) parece ter me dado mais um sinal de que devo aproveitar e focar no que realmente importa na vida. Venho atendendo muitos pacientes oncológicos. Claro que ter passado pelo que passei ajuda e muito a entendê-los, mas a sensação que tenho é que ainda estamos longe de saber lidar com pacientes que não têm mais chance de cura, mas ainda têm muito o que viver.

     Ontem vi o atendimento de uma paciente da mesma idade que eu, com ca de mama metastático e uma agonia infinita por parte dela e da família. E aí? O que fazer? Não tive nem tempo de conversar com ela e lá estava ela sendo transferida para o CTI. Poxa, será que isso era o melhor para ela? Ou foi o melhor para a equipe? Até onde vai a nossa agonia e o mais certo a ser feito pelo bem estar do paciente e do seu familiar?

     Sei que são muitas perguntas que vão além apenas do conhecimento técnico da medicina. Envolve crenças, experiências prévias por parte de cada um, a relação com o paciente e seu familiar... Mas tenho certeza que podemos ser melhores. Precisamos fazer uma medicina diferente. Dar amor, respeitar, dar qualidade de vida. E nesse blablabla todo, resolvi que a meta para 2015 é ser uma médica mais completa e melhor. Inscrição do curso de cuidados paliativos já está feita. :)


     E espero ainda voltar aqui ainda esse ano para traçar novas metas para um 2015 mais pleno e feliz.

     E vamos ao que importa... Você que é paciente (oncológico ou não), como você gostaria de ser tratado (a)? Quer ser mais ouvido? Dar mais chance para sua família ser ouvida? Vamos fazer um mundo melhor, nem que seja num começando num quarto de hospital...:)

     Muitos beijos e um Feliz restinho de Natal...

Um comentário: