domingo, 1 de maio de 2016

Um dia após o outro...

Olá, meninas!

     Estava sumida mais uma vez, né? Mas dessa vez o motivo foi mais do que só trabalho... Fiquei doente... Mas, calma! Não tive recidiva, nem metástase. Parece que depois que você tem câncer, a única doença que você pode ter é... Câncer... Mas não, estou tratando uma depressão mesmo.


     Engraçado como demorei a assumir que estava deprimida. O câncer pareceu ser mais simples, dentro de toda sua complexidade. Achei um caroço, fiz biópsia, mastectomia, quimio, Herceptin, reconstruções e mais alguns anos de Letrozol e Zoladex... E vida segue. Com a depressão, não... 

                                            (Vai que alguém não acredita que passei por essa bagaça...)

     Parece que ela veio sorrateira... Foi minando primeiro meu sono, passou para a alimentação, alterou minha vontade de sair, chegou ao cúmulo de ser difícil sair da cama. Era ir para o trabalho com a sensação do mundo estar todo cinza e com um saco de cimento nas costas e voltar para casa o mais rápido possível...

     E aí vieram as sensações e desculpas as mais variadas... É a fase no trabalho, é a crise no Brasil, é a época de fazer exames, é ser próximo à data de morte do meu pai, é que a comida está ruim, é porque o céu tem estado mais nublado mesmo... Enfim, fui empurrando, empurrando... Até que..

     "Acho que estou mais triste do que o normal", "tenho estado chata, melhor ficar mais quietinha na minha até isso tudo passar"... Mas o estalo veio mesmo foi quando eu vi um pote de Nutella cheio na prateleira e nem consegui comer uma colher inteira. Era grave mesmo.
<3 Nutella mais uma vez salvando minha vida. Ela não precisa nem entrar em mim... Linda. 


     Mas aí que entra o pós-venda do câncer...  Porque aí você começa... 
Mas, carai... Em 2016 eu completaria os tais 5 anos (que saíram de moda... Eles não querem mais dizer nada...), era para eu estar feliz e saltitante... Não conseguia.

     Você está achando a vida sem graça... Mas você lutou tanto por ela... Não conseguia.

     Praia? Nem pensar. E olha que tentei. Sem chance. O mar não ficava azul. O céu era cinza. Mesmo em dias de sol... Não conseguia.

     Veio a culpa. A tal interpretação da culpa católica. (Papa Francisco, onde o senhor andou quando eu estava no catecismo?). Deus vai ficar decepcionado comigo (Oi? Marina? Alô? Deus decepcionado com você? Acoooorda! Calma, gente! Eu estava em semi-surto!) por eu estar triste e não estar totalmente grata por estar com a saúde tão boa assim... E aí no delírio cristão em que me encontrava, Maria, José, Santa Rita, Santo Expedito, Santa Therezinha e toda a galera iluminada lá de cima também devia estar super magoada comigo... Vai entender o cérebro de um deprimido... E eu tentava ser racional, mas... Não conseguia.



     Comecei a tentar sair. Não conseguia.

     Ligar para as pessoas... Não conseguia.

     Fazer compras. Não conseguia.

     Foi virando um acúmulo de "não conseguia". Até que consegui marcar a Psiquiatra indicada pela minha linda, maravilhosa e perfeita mastologista. Ah, detalhe. Só consegui ir nela porque uma amiga/irmã de trabalho foi comigo. Se não... Vocês já imaginam, né?


     E cá estou eu. Em plenos 5 anos após o fim da parte mais "trash" do tratamento do câncer, sobre o qual eu falei tanto, tentando ajudar a quem estivesse passando por essa bagaça, me abrindo mais uma vez e falando de depressão. Já estou completando 30 dias de medicação e o céu está começando a ficar azul, o chocolate tem começado a ter gosto e consegui até sair pelo Rio (Valeu, Dea!!! A primeira a me aturar no comecinho do tratamento!) ir em show com multidão (Valeu, Gu!), viajar (Valeu, Flavita!) e voltar a comer e sorrir (Valeu Maria, Maria Fernanda e Veronica!

     Sei que é engraçado como doenças psiquiátricas ainda são um tabu ainda maior que o câncer. Como as pessoas escondem o que sentem. Como demoram a buscar ajuda e o profissional certo... Espero que consiga contribuir de alguma forma e dar força para quem quer que esteja passando por algo similar, consiga buscar ajuda. Ter câncer realmente é uma m... Mas ter tido câncer e ainda ganhar como cereja do bolo esse estresse pós-traumático, é uma baía de Guanabara inteira... 
Mas 'vambora ser feliz. Na hora certa, no tempo certo. Um dia após o outro. 


Beijos em todas.
P.S. Escrever esse post teve um significado enorme de recomeço para mim. Porque agora, eu consegui. <3

Obrigada do fundo do coração aos que torcem por mim. Aos que não, paciência. Rezo por vocês também. <3

23 comentários:

  1. Encantada com a leveza de suas palavras, principalmente em se tratar de um tema tão pesado... principalmente para queles que sabem realmente do que se trata!

    ResponderExcluir
  2. Ser foda é não deprimir? Pra mim ser foda é entender que não somos as guerreiras sobrenaturais que todos imaginam e pedir ajuda... Acho que o saco de cimento câncer já é pesado demais pra ainda ter que arrastar correntes psicológicas. Enche o rabo de escitolapram enquanto for preciso e pronto. Tenho certeza que toda a galera divina tá apoiando vc querer voltar a ver colorido nos dias. Te amo.

    ResponderExcluir
  3. Ser foda é não deprimir? Pra mim ser foda é entender que não somos as guerreiras sobrenaturais que todos imaginam e pedir ajuda... Acho que o saco de cimento câncer já é pesado demais pra ainda ter que arrastar correntes psicológicas. Enche o rabo de escitolapram enquanto for preciso e pronto. Tenho certeza que toda a galera divina tá apoiando vc querer voltar a ver colorido nos dias. Te amo.

    ResponderExcluir
  4. Aí ai ai...
    Achooooo que li tudo que precisava na hora certa...
    Partiu procurar ajuda....
    Pois achoooo q estou fugindo da realidade....
    Krika Terra

    ResponderExcluir
  5. Aí ai ai...
    Achooooo que li tudo que precisava na hora certa...
    Partiu procurar ajuda....
    Pois achoooo q estou fugindo da realidade....
    Krika Terra

    ResponderExcluir
  6. É Marina nos deparamos com tantas emoções que as vezes a gente dá uma caída... Fico feliz que vc procurou ajuda. A depressão é uma doença que precisa ser tratada. Junto com a medicação procure fazer terapia vai ajudar muito. Eu já tive depressão por muitos anos e fiz análise e foi muito bom. Fica com Deus e que a cada dia vc fique melhor. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que vc apareceu e esta bem.........entao vamu que vamu que atras vem gente.

    ResponderExcluir
  8. Quando a gente pensa que terminou, caçam os 5 anos, o ponto G, ....
    Haja antidepressivo!
    Para mim foi a melhor coisa. Tirei a nuvem cinza de cima da minha cabeça.
    Beijos. Bia

    ResponderExcluir
  9. Vc nao tem noçao do qto me emocionei e me identifiquei! OBRIGADA

    ResponderExcluir
  10. MeNina era tudo que eu precisava ler no momento! Obrigada....veio na hora certa! Bjaooo

    ResponderExcluir
  11. Poxa, gente! Que bom saber que ajudou...:)

    ResponderExcluir
  12. Thanks for sharing such great information, I highly appreciate your hard-working skills which are quite beneficial for me. passware-kit-forensic-crack

    ResponderExcluir
  13. https://ninameninadepeito.blogspot.com/2016/05/um-dia-apos-o-outro.html?showComment=1534653229359#c9134851135422181638

    ResponderExcluir
  14. Adobe Photoshop CC Crack Such a nice and helpful piece of information. I’m so happy that you shared this helpful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing. Visit My site

    ResponderExcluir
  15. Such great and nice information about software. This site gonna help me a lot in finding and using much software. Kindly make this like of content and update us. Thanks for sharing us Toon Boom Storyboard Crack . Kindly click on here and visit our website and read more

    ResponderExcluir
  16. With your presentation, you make it appear so simple, but I find this subject to be one that I believe I will never understand.
    It appears to be far too sophisticated and vast for me.
    I'm looking forward to reading your future post,
    I'll make an effort to grasp it!
    smart shooter crack
    microsoft office crack
    vba password recovery master crack
    adobe audition cc crack

    ResponderExcluir
  17. https://newcrackkey.com/flvto-youtube-downloader-crack-latest/ You don’t have to set up a separate area to spread your imaginative textures as this program allows you to do this task anytime, anywhere?

    ResponderExcluir
  18. There we go! This is the best blog entry I've ever read!
    While reading your post, I was transported back to my comfortable living room.
    friend! He'd always bring it up.
    This is the article I'd want to pass along to you.
    It's going to be an enjoyable read, no doubt. I appreciate you sharing this with us.
    filemenu tools with crack
    mybase desktop crack
    microsoft visio pro crack
    icecream screen recorder crack

    ResponderExcluir
  19. Great Blog, Thanks for sharing this Amazing information. Very helpful for me.
    Cooking Simulator Crack
    cubasepro crack

    ResponderExcluir