sexta-feira, 27 de maio de 2011

Há vida após (e durante!) a quimio!

Passeios ao ar livre no Rio

     Olá, pessoas!

     Depois do momento besteira-master do post passado, resolvi escrever um post um pouco mais útil. O fds está chegando, está uma friaca dos inveeernos (estou me superando nos trocadilhos, hein?), e está começando o Carioquinha 2011 (http://www.carioquinha.com.br/). Tudo isso me fez pensar em escrever sobre programas para se fazer enquanto você está fazendo quimio...Claro que quem não está fazendo pode (e deve!) fazê-los também, mas vou colocar aqui sugestões de locais onde pessoas com leucócitos no pé possam ir sem medo de vírus, bactérias e outros bichinhos afins. Vou adorar se vocês postarem sugestões! E de antemão peço desculpas às minhas amigas de fora do Rio, mas ficam aí dicas para se vocês quiserem nos visitar!
P.S. O post está enorme, mas achei que ficava interessante colocar muuuuitas fotos!

  • Orla das praias: do Leme ao Pontal. Só se segure para não querer pular no mar, caso esteja aquele dia lindo de outono, com aquele solzinho gostoso, aquele mar azul, sem ondas...ai ai! Mas vale a vista e a água de coco. (N.A. - fiquei besta, hein? - vá ao Arpoador!)
  • Forte de Copacabana (http://www.fortedecopacabana.com/): a vista, para variar, é linda. Existem umas exposições perdidas e ainda tem a Colombo.
  • Jardim Botânico (http://www.jbrj.gov.br/): vá com calma, leve a câmera e um lanchinho (pode comer dentro do parquinho para as crianças). Mesmo que você esteja cansado(a), vale a visita. Tem muito lugar para ficar sentado(a), só curtindo o momento-natureza.
  • Parque Lage (http://www0.rio.rj.gov.br/fpj/pqlage.htm): se estiver na semana em que rola se alimentar, tome o café da manhã. Se for durante o fds, chegue cedo. Caso esteja na semana em que nem água desce, vale a mesma dica do JB. Sente-se e curta o momento (e o movimento).

  • Jardim Zoológico (http://www0.rio.rj.gov.br/riozoo/): para quem gosta de bichinhos, um prato feito! Nããããão, não pense em comê-los, tadinhos...mas se quiser, rolam uns picolés e um restaurante na Quinta da Boa Vista, que tem um bacalhau legalzinho. Aproveite e conheça o Museu Nacional (http://www.museunacional.ufrj.br/) Tem até múmia e meteoro (o Luan Santana, graças, não se encontra lá!).

  • Parque das Ruínas (http://www0.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1410): aproveite o site e veja os outros passeios para fazer em Santa Teresa. Se estiver num momento turista-master, vale pegar o bondinho. Ah! E se for no 1o sábado do mês, vale uma volta na Rua do Lavradio (tem a feirinha de antguidades e as lojinhas, que são bem interessantes). Fica perto do ponto onde se pega o bondinho dos arcos da Lapa.
  • Cristo/Corcovado (http://www.corcovado.com.br): tipo assim, eu acho linda a vista, mas tem rolado um perrengue-power-plus para se chegar lá. Ou é fila para pegar o trem (se estiver muito cheio os vírus e bactérias do mundo inteiro também estarão lá, curtindo a paisagem!), ou não tem lugar para estacionar. Ah! E ainda tem que pegar uma van se você de for de carro...sei lá...se vocês estiverem num momento Funai...fica a dica!Bem, outra dica que fica na região é andar nas Paineiras. O mirante Dona Marta também tem uma vista linda...(e o que não tem, né?)
  • Pão de Açúcar (http://www.bondinho.com.br): dos programas de turista, é o meu preferido! Acho linda a vista, adoro andar no bondinho, enfim, vale a pena! Na época do "Carioquinha", quem é nascido ou mora no Rio, paga meia.
  • Pista Claudio Coutinho (http://viajeaqui.abril.com.br/blog/por-dentro-do-rio/praia-vermelha-e-pista-claudio-coutinho-paraisos-ao-alcance-das-maos-isso-e-rio-de-janeiro/): Aproveita que está no PDA. É pertinho. Mais uma vez, se você estiver no momento "comida-desce", rola o Bar Urca ou comer uma pizza no Círculo Militar. 
  • Lagoa (http://www0.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1434  e   http://www.lagoarodrigodefreitas.com.br/): Vale para dar uma volta (de bicicleta, a pé, pedalinho), ficar sentada nos pieres, comer alguma coisa (não arrisco o cachorro-quente com 2000 leucócitos, mas se você está saudável, ou é uma pessoa que está fazendo quimio e é destemida...vai fundo! É gostoso!)...Ao redor ainda tem umas coisinhas legais: o Flamengo (se você tiver bom gosto! rs), um complexo de cinemas (Lagoon - tem sessão 11 horas da manhã de domingo! Super vazia, rola tentar ir!) e ainda tem o Parque da Catacumba (http://www.parquedacatacumba.com.br/). Resumindo: a Lagoa, sozinha, já rende uns 3 fds! 
  • Bosque da Barra (http://1001roteirinhos.com.br/2011/01/bosque-da-barra/): tem tipo muuuuitos anos que não vou lá...mas para vocês não falarem que meus programas estão muito zona sul...
  • Centro: Ainda existe a opção de dar uma volta no Centro, principalmente aos sábados. Domingo acho que fica muito vazio. Gosto daquela região da Cinelândia, com o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, a Câmara dos Vereadores (Cuidado se resolverem entrar!) e o Cine Odeon. Vale a pena até mesmo para ver de fora. Na região da Praça XV, vale a pena o Paço Imperial e dar uma andadinha até o Centro Cultural do Banco do Brasil (evite fds ou dias com exposições mais famosas, pois ica muuuito cheio!). A Casa França-Brasil, assim como o Centro Cultural dos Correios, só rola visitar se tiver uma exposição legal acontecendo...Mas isso já fica para um post sobre museus, né? 



     Mais uma vez, se quiserem mandar sugestões e ideias de passeios para quem está fazendo quimio, por favor, não se acanhem!! (até parece que vocês são tímidos! rs). A gente fica meio perdida quando nos proíbem a praia, o shopping (nos dias em que as pessoas podem ir com a gente!), o teatro, o cinema, etc, etc...e acha que vai viver que nem Michael Jackson e sua bolha...por isso, quanto mais ideias, melhor!

     Mil beijos, um ótimo fds e bom passeio!

     P.S. e como não podia deixar de ser, uma musiquinha de trilha sonora para o passeio!

    11 comentários:

    1. Tô chegando, Marina... por enquanto lendo, aprendendo... uma médica muito amiga me recomendou seu blog... bem humorada vc... q bom!!!
      Linfoma, mais um tipo d CA... qualquer hora eu falo mais... ahhh, eu trabalhava c turismo, c transportes, então depois vou dar um monte d dicas q eu gosto... c pouca gente, né? muita tb já sei q não pode!!!
      Começo a quimio terça... como vi em outro blog, vou descer as cataratas no barril com o pica pau !!!
      Bom fds p ti !

      ResponderExcluir
    2. ai amiga!!! saudade de tu tatu!!!! ainda tô de doméstica particular aqui de casa, odeio essa vida...ando um caco de tanto ralar pra limpar, secar, lavar, lustrar e ainda por cima a nêuras aqui é suuuuuuuuuuuuper perfeccionista(acho q descobrí pq as empregadas me abandonam, rsrsrsrsrr) mas q bom ler vc e ver q apesar de td ta td indo muito bem....bjo linda e um ótimo domingo pra vc!!!!!

      ResponderExcluir
    3. Marina,
      Belíssimo guia para quem está nas "quimios" da vida ou quer só a qumio de viver! Posso republicar, assim que destravar o blog Belobeaga e marinasdasilva só para mostrar prus mineiros como o Rio de Janeiro continua sendo a cidade mais bela do mundo? Bj. Marina.
      PS: Você não sabe, mas é uma escritora, poderia até fazer crônicas do Rio lá na Bandnews! Não perca este dom de vista! Além da linguagem solta, leve, tem humor e suavidade e olha que é roteiro para quem está com câncer!Parabéns!

      ResponderExcluir
    4. Você descrevendo lugares ,fotos do nosso Rio, que continua Lindo,trilha sonora do Tom(marvilhoso)!!!! nada melhor do que isso pra dizer que há VIDA sempre, quando se quer... e, termos a certeza de que seu livro será um grande sucesso!!!!
      Sua fã numero 1 de carteirinha,kkkkkkkk

      ResponderExcluir
    5. Keilaaaaaa!!! Que saudades!!! Você não pode sumir assim...deixa de ser "neuras"!!! rsrs Uma poeirinha não mata ninguém! Não pode nos deixar sem notícias suas assim...ai ai ai! Mas é bom saber que sua vida está voltando ao normal!!! Cada vez vai ficar melhor! Não suma! Muuuuuitos beijos!!!
      Marinaaaa!!! Xarááá!!! Claro que pode publicar, copiar, colar, fazer o que quiser!!! É tudo nosso! :) E os mineiros serão sempre muuuito bem-vindos!! (ai, acho o sotaque de vocês tão fofo né, Lu?) Quanto a virar escritora...sei se tenho talento para isso não! :) Mas obrigada pela força!!! Mil beijos e bom resto de fds para todas!!!

      ResponderExcluir
    6. Linda, talentosa, humorada e uma vencedora.
      Adoro ler o seu blog.
      Por aqui, em pausa no trabalho (professora), comprei uma máquina em segunda mão e resolvi começar duas mantinhas: de retalhos e outra de lã que vou fazendo durante os tratamentos e as esperas pelas consultas...
      Tou feliz com esta actividade alternativa. Os retalhinhos e fios têm vindo de feiras de velharias e de lojas de artigos em segunda mão.
      Tenho encontrado coisas tão bonitas!!!
      Se vierem até ao Porto não percam uma ida à feira da Ladra...
      Se estiver um dia lindo vê-se o casario medieval, em socalcos, até ao Douro... Lindo, lindo.
      A feira começa ao raiar do dia e cada vez está maior e mais animada... com cada vez mais jovens a procurar objectos diferentes e artesanato antigo. Os espanhois adoram a feira.
      Esta pausa forçada, a necessidade de me manter ocupada e de andar máximo possível têm-me levado a conhecer mil feirinhas aqui pela zona do Porto.
      Beij.o
      Conceição

      Abraço cheio de carinho.

      ResponderExcluir
    7. ta tudo bem, adorei as dicas tudo é muito lindo, maravilhoso, mas o que ue faço COM A INVEJA DE NAO MORAR NO RIOOOOOOOO AAAAAAAAAAA. E ainda morar 1532 km longe. Isso foi maldade em amiga, aqui em Guaira não dá pra ir em lugar algum, estou no maior gripão, mas deixa estar, anos novos em copacabana virão...

      ResponderExcluir
    8. Conceição!! Estou querendo ir com meu namorido por aí mesmo...atravessar o Atlântico!!! :)
      Liliaaaan!!! Muito bom falar com você hoje! E o reveillon tá chegando, hein? Mil beijos!!!

      AHHHH!!! Lembrei de um lugar muito legal!!! O Instituto Moreira Salles!!! Vale a pena!! Vou incluí-lo no passeio!! MIl beijos

      ResponderExcluir
    9. Ma, eu fui recentemente no Jardim Botânico e valeu super a pena. A gente podia ir no Jardim Zoológico. Acho q fui qdo tinha uns 13 anos (isso foi outro dia! rsrsrs). Fazer um lanchinho no Parque Laje tb é uma delícia.... já estou eu aqui transformando o programa saúde num programa calórico! rsrsrs Bjos

      ResponderExcluir
    10. Eu fui em todos esses tem um tempinho...mas podemos voltar!! É sempre bom...e qto ao Parque Lage...uma comidinha é sempre bom...na semana que vem!!! :)

      ResponderExcluir