sábado, 28 de janeiro de 2012

Dicas para quem está passando, passou ou vai passar pelo tratamento de um câncer

     Olá, meninas!

     Esse post é dedicado à Meg Vicente (http://mamamiameg.blogspot.com/), que deu a ideia genial de fazermos uma lista de dicas e sugestões para quem está passando ou vai passar por alguma das fases do tratamento de um câncer. Não sei se a maior parte de vocês sabem, mas criei há alguns meses um grupo no Facebook (Amigas do Peito), para reunir meninas que estivessem passando (ou passaram) pelo tratamento de um câncer de mama. Com o tempo, entraram meninas com outros tipos de tumor também e todas são muito bem-vindas. Hoje nós somos 137, com algumas pessoas que conviveram de perto com o câncer, sejam familiares/amigas ou "pacientes/impacientes" (e nessa categoria me incluo!). O grupo tem sido uma das coisas que mais tem me ajudado. É muito bom poder contar com a ajuda de todas as meninas e acho muito importante termos um "cantinho" só nosso, para dividirmos nossas angústias, medos e vitórias (sim, muitas!) com quem sente/sentiu na pele o que nós sentimos.


     Mas, como as meninas são especiais demaaaaais, estou guardando essa história para um post só para elas. Ia ser o de hoje, mas resolvi postar logo as dicas que eu fui lembrando. Espero ajudar, assim como tantas me ajudaram. Mil beijos em todas!
P.S. Não ganhei nada, absolutamente nadaaaa para citar essas marcas. Não há conflito de interesses. :)

Quimioterapia
Alimentação:
1) Se for possível, vá a uma nutricionista.
2) O INCA tem uma publicação disponível na internet. Ajuda.
3) O que funcionou para os enjoos, no meu caso: picolés de limão e uva, principalmente. A nutricionista me orientou a fazer gelo com sabor. Melão também ajudou. E água, muita água.
4) Eu ficava com um gosto de "ferro do metrô na hora do rush o dia inteiro". Me deram uma bala de mel com gengibre do Mundo Verde que deu uma salvada na situação.

Pele e afins:
1) Minha pele ressecou muita coisa. E o cheiro dos hidratantes me enjoava horrores. Me recomendaram o Iso-urea da La Roche Posay. Também me indicaram o Fisiogel (Stiefel). Outro produto que me ajudou muito foi o Sabonete Líquido Amêndoa Doce da L´Occitane. É carinho, mas funciona bem para aqueles dias em que você não está com disposição para passar creminhos.

2) Não pode fazer cutícula. Para a situação não ficar desesperadora, eu usei o creme da Granado (http://www.granado.com.br/produtos/produto.aspx?cod_linha=22&cod=630) ou o da L´Occitane (Creme de Mãos Karité) http://br.loccitane.com/creme-de-mãos-karité,43,2,4563,53969.htm. Minhas unhas não racharam, as cutículas esfarinharam um pouco, mas aguentaram até que bem.


Cabelos (ou a falta deles!):
1) Use e abuse dos lenços. Aqui no Rio, comprei na Accessorize - lá também tinham umas boinas fofas-(http://www.accessorize.com.br/index.aspx),na Fiszpan (http://www.fiszpan.com.br/index2.htm) e em algumas lojas de acessórios perdidas pela cidade. No shopping Leblon abriu um quiosque só de lenços (veio de SP!): Scarf Me
(http://www.scarfme.com.br/). Não comprei nada lá (achei cariiiiiinhoooo!), mas já fiquei de olho em vários lindos.

2) Peruca: eu me adaptei super bem à minha. Nem era de cabelo natural, mas dizem que ficou boa (e eu acreditei!). Quando começou a esquentar, ficou sem condições de usar. Então, dependendo da época do ano em que você ficar carequinha, e de onde você for, não sei se rola. Mas, não custa experimentar. A minha eu comprei na Fiszpan. Aqui no Rio sei da Jakbell e das Perucas Lady (táááá...). As meninas da clínica me indicaram um lugar que vende próteses. Mas eu não sei aonde enfiei o número. Se alguém souber...
3) Chapéus: como o meu couro cabeludo nunca havia visto o sol sem uma proteção capilar, tive que aprender a protegê-lo ao andar no sol. Comprei um chapéu da UVLine (http://www.uvline.com.br/) e ele serviu otimamente. Aguentou até o sol de João Pessoa ao meio-dia.


Cirurgia - mastectomia:
(meninas, escrevi sobre a mastectomia porque foi o que eu fiz, as meninas que fizeram outras cirurgias coloquem aqui suas dicas!)
1) Caso seja possível (não deve depilar 15 dias antes), depile as axilas com cera. Você vai ficar um bom tempo sem poder levantar o bracinho.
2) Compre roupas que você consiga vestir por baixo. Roupas de malha (dá aquela esgarçada na gola, mas, paciência!) ou com botão na frente são ótimas. Camisolas também são mais práticas do que pijamas.
3) Prefira roupas largas. O dreno incomoda.
4) Tem que dormir de barriga para cima. Um saco! Eu comprei aquele triângulo de espuma para dar uma aliviada na coluna. Para não correr o risco de virar de lado, colocava almofadas ou um gatinho da Fom (http://www.fom.com.br/), que eu ganhei de duas amigas (Obrigada, Bi e Stella!), de cada lado do corpo. Também ganhei aquele treco de colocar no pescoço em avião. Ajudou nos primeiros dias do pós-op.


5) Não podia lavar a cabeça nos primeiros dias. Comprei um "xampu a seco". Parece estranho, e é! Mas ajuda. Aqui no Rio sei que vende na Tonicha (http://www.lojatonicha.com.br/loja/). Vi que tem da Klorane. Eu usei o Shampoo sem água da "Sprayset".


6) Para tomar banho nos primeiros dias, a gente precisa de ajuda. Eu usei (ou melhor, usaram em mim!), compressas cirúrgicas com sabonete líquido. Me sentia limpinha, limpinha.
P.S.² No Youtube existem varios vídeos de como amarrar lenços. Peguei várias dicas lá.

15 comentários:

  1. ótimas dicas Marina, coisa que só quem passou por isso poderia pensar!! bjos!
    Josy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá á Marina e a todos,


      Eu chamo-me Ricardo e sou português.
      Vi o teu blog e não me foi indiferente.
      O projecto que estou a desenvolver tem ajudado muitas pessoas com vários tipos de câncer e temos imensos testemunhos e dados cientìficos. :)

      Esta mensagem pode parecer estranha, mas tem um propósito muito grande.

      Pode parecer estranho mas apenas quero ajudar quem mais precisa.

      Aguardo resposta,
      Abraço,
      deixo aqui o meu email.
      rti.camps@gmail.com

      Excluir
  2. Muito bom!!
    Parabéns pelas informações e felicidades a todas as meninas!!!

    ResponderExcluir
  3. faltou o post da depilação...kkk
    muito boa as dicas, vou roubartilhar est\ bem?
    beijos amiga

    ResponderExcluir
  4. Migaaaaaaa....saudade, adorei as dicas, e lembrando o pós cirúrgico deixei muita coisa sem fazer, rsrsrsrrs...mas graças à Deus já vai fazer 1 ano da minha cirurgia e espero esquecer aqueles momentos....bjoooooo

    ResponderExcluir
  5. ÓTIMA IDEIA!!!!
    ADOREI O POST.
    MARINA GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA
    PRA VOCÊ, EU TENHO QUE FAZER A RECONSTRUÇÃO
    AINDA ACREDITO QUE EM JULHO. MAS ESTOU COM
    UMA DÚVIDA, TENHO UM CIRURGIÃO QUE O FOCO DELE
    É RECONSTRUÇÃO, PORÉM ELE COBRA PRA FAZER A CIRURGIA
    E NÃO É BARATO NÃO!!! E TENHO UM OUTRO QUE FAZ PELO CONVÊNIO, NO ENTANTO O FOCO DESSE É ESTÉTICA EXPORADICAMENTE ELE FAZ RECONSTRUÇÃO. COMO VOCÊ É MÉDICA
    TALVEZ PUDESSE ME AJUDAR. VOCÊ ACHA QUE PARA FAZER A RECONSTRUÇÃO SERIA MELHOR O PRIMEIRO MÉDICO? ESTOU CONFUSA TENHO MEDO DE FAZER COM O CIRURGIÃO DO CONVÊNIO E NÃO DAR CERTO. FIQUE DEUS BJS. DRICA

    ResponderExcluir
  6. Drica! Vai no médico em que você confia mais. Capacidade técnica para fazer a cirurgia provavelmente os dois têm. Mesmo o que faz mais a parte estética deve ter tido treinamento para fazer reconstrução. Em quem você confia mais? Com quem você se sente mais à vontade para tirar dúvidas, conversar, explicar o que você sente? Se você optar pelo que não aceita o plano, lembre que o plano vai pagar toda a parte hospitalar e as próteses. Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  7. AMIGA, VEJA ESTE LINK - com download do livro "COMIDA QUE CUIDA" com orientações preciosas para quem tá enfrentando a quimio:

    http://www.sanofi.com.br/l/br/pt/layout.jsp?scat=F2873AB0-FCA8-49CE-B977-D2529C28EBE2.

    Não deixe também de visitar o www.mamainfo.org.br que é uma página muito legal e cheia de depoimentos, sugestões de livros, filmes, artigos, etc...

    Beijões e muita vida e saúde pra todas nós sem esquecer de cantar: ANDAR CUM FÉ EU VOU, QUE A FÉ NUM CUSTUMA FAIÁ!

    ResponderExcluir
  8. Marina, doutora fofa,
    Uau! Um post dedicado a mim? Caraca! "TÔSIACHANU"!
    Exagerada!
    Mas a ideia é simples (na verdade, já venho publicando alguma coisa do gênero no "Mama Mia").
    O legal é q vc tá dando dicas "concentradas" e bem práticas. E a gente sabe como isso é importante, né?
    Parabéns por colocar a ideia em prática e desenvolvê-la tão bem e com tto afinco (aqui e no "Amigas"). Muita gente tá se beneficiando com isso, pode ter certeza, amiga.
    Aproveito pra dizer como o "Amigas do Peito" tem ajudado ttas outras meninas (mesmo aquelas q não são tão meninas, como eu... re re re).
    Beijinhos e continua firme e forte!

    ResponderExcluir
  9. Marinaaaaaa....
    Acho que você já está habilitada para fazer um guia de bolso... pense na idéia e quem sabe não vira a 1ª edição???
    MUITO BOM!!!!!!
    Beijos querida...

    ResponderExcluir
  10. Marina, como sempre, você é genial. Precisa escrever um livro!!! E...
    Quando tiver na sessão cânceres de baixo ventre me chama para escrever o capítulo porque não achei nada a respeito na internet com conselhos e orientações para radioterapia na virilha, perestróika e fiofózinho!!! uahuahuaha
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Oi Marina, acompanho teu blog desde agosto/2011, quando me descobri com um ca de mama. Você me ajudou e ajuda muito, às vezes parece que está escrevendo para mim!! Achei ótimo este post de dicas....já fiz 8 ciclos de quimio e semana passada fiz a mastectomia radical na mama direita. Me dá uma dica de como disfarçar esta "situação"? As próteses externas me parecem tão duras para serem usadas agora no início...como você fez/faz?
    Um abraço e vamu que vamu!!!
    Priscilla

    ResponderExcluir
  12. Priscilla! Que bom que você gostou e que ótimo que te ajudo! Foi assim comigo também. Muitas meninas e muitos blogs me ajudaram muito! Bom saber que estou podendo retribuir de alguma forma... Bem, vamos à mastectomia. Eu coloquei um expansor já durante a cirurgia. Mas não pude enchê-lo com mais do que 50 ml, então, estou quase mono-teta. O que eu fiz no pós-op imediato foi só usar roupas bem soltas, bem estampadas ou bem escuras, já que só podia usar aquele soutien horroroso. Assim que fui liberada pelo meu médico, comprei soutiens com enchimento, daqueles normais mesmo, que vende nas Lojas Americanas, tipo tomara-que-caia, pois o tecido era mais agradável ao toque. Estou assim até hoje e essa semana faz 1 ano. ESpero ter ajudado! Vamu quevamu sempre! Ah, se quiser me add no Facebook (Marina de Loureiro Maior), fiz um grupo só de mulheres com ca de mama. É mto legal! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  13. Marina, quero acrescentar uma dica: você falou de fazer depilação com cera nas axilas pois passa um tempo sem poder depilar: eu fiz depilação a laser 1 semana antes da cirurgia, e achei ótimo! Ah, e como está muito calor, comprei 2 vestidinhos de algodão, com botão na frente de cima até embaixo, e com bolsinho. Assim, dava para passar o dreno pela frente e colocar no bolsinho, ficou super discreto. Bj. Nídia

    ResponderExcluir