quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Páscoa e o renascimento

     Olá, meninas!
     Estava sumida, né? Mas estou de volta!!! Vocês não iam se livrar fácil assim de mim. Volto cheia de novidades! Se a Páscoa significa ressurreição para os cristãos, nada mais apropriado que imaginar que podemos aproveitar esse período para renovar a vida, recomeçar, celebrar um novo começo. E por coincidências da vida, esse ano meu aniversário caiu mais uma vez na Semana Santa. Além de todo esse simbolismo, adorei pelo simples fato de que quando isso acontece meus presentes são invariavelmente muuuuitos chocolates... Amooo!


     Bem, continuando o momento renovar-recomeçar... Nunca fui daquelas pessoas de adoraaaar aniversário, nunca curti fazer festas, reuniões... Nem quis comemorar 15 anos, 18, 21, 30... Não achava nada legal ser o centro das atenções, odiaaaava o momento do "parabéns, com quem será, é big,é big e afins..." Até que o câncer entrou na minha vida no ano passado. Descobri a doença em janeiro, operei em fevereiro e em abril estava esperando a biópsia, ainda sem saber se faria quimio ou não. Enfim, ano passado eu comemorei o aniversário, mas ainda com dúvidas no ar: o que seria de mim...? Estava livre, tinha acabado o tratamento, ou ainda ficaria careca, enjoaria e etc, etc? Pois bem, na semana do meu aniversário ganhei de presente a notícia de que teria que fazer 8 sessões de quimio, além de mais de 1 ano de Herceptin. Nem fiquei triste, pois graças a Deus ainda havia o que ser feito, mas convenhamos, não é lá o melhoooor presente de aniversário, né? Mas, vida que segue.


     Eis que... Esse ano eu fiz 35 anos. Nem doeu. Sempre tinha colocado na minha cabeça que aos 35 eu engravidaria, seria o momento de ser mãe, estaria pronta para ter filhos. Mas o mundo dá voltas e, sinceramente? No momento nem penso nisso. Do fundo do meu coração? Não sei se eu racionalizei demais, mas, acho que mesmo se eu não estivesse tratando um câncer, ainda não me sinto pronta para isso. E, uma coisa que poderia ser uma preocupação, foi colocada de lado. O que me importa cada vez mais é aproveitar o hoje, o agora. E ser feliz. O que for para ser, será.


     Com esse pensamento de ser feliz, resolvi que ia passar meu aniversário na terra da minha mãe: e lá fui eu para a Paraíba. Lá está uma parte da família que eu amo, que é super importante para mim e que sempre me faz bem encontrar. Se uma coisa que o câncer me trouxe, além de ter aprendido a aproveitar cada instante da vida e de ter parado realmente de me estressar com pequenas coisas, essa coisa foi a importância da família nas nossas vidas. Atualmente quero que minhas primas que moram no Rio venham me ver sempre (e perturbo elas com isso, né?), quero acompanhar o crescimento dos filhos delas (nem que seja curtindo TODAS as fotos postadas no FB) e quero sempre que posso ir para a Paraíba. E é isso que tenho feito. A vida vale a pena quando estamos cercados de pessoas importantes. E isso eu nunca mais vou desaprender.


     E lá fui eu para João Pessoa. Depois de alguns meses de depressão, dessa de não querer sair de casa, de ter crises de ansiedade só de pensar em colocar o pé na rua, de ter ataques de choro por nada, consegui embarcar sem neeeem tremer um tiquinho. Ô, evolução! Santos medicamentos! E cá estava eu sorrindo de novo, cantando parabéns para mim mesma e sendo feliz! Foi um dos melhores aniversários da minha vida, ao lado de pessoas que tanto amo! E passeamos, conheci novos lugares, visitei locais que já tinha ido antes (mas com esse novo olhar sobre a vida, cada lugar tem aquele gostinho de estar sendo diferente!).  E como eu fui feliz. Só que agora eu reconheço a felicidade na hora em que ela está acontecendo, e não depois... :) E nada como renovar, como ressuscitar, como ser uma nova pessoa...

     Mil beijos em todas! Vou postar só fotos da viagem... Para vocês também sentirem o gostinho que eu senti! :)
    

5 comentários:

  1. Parabéns!
    Sempre falo viva o hoje, porque o amanhã é muito longe.
    Fico feliz por ter vencido mais um ciclo da sua vida, sair de casa, viajar, ver o mar, sentir areia, o sol, o vento... sentir a vida pulsar... é lindo!!!!!!!!!!!
    Desejo que continue vencendo a cada dia! Nosso ciclo é diário.
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  2. Imagina se vc gostasse de comemoração então!!!! Só esses lugares paradisíacos aí já são mais que uma big festa!!! Amiga, como o post é de níver tb, espero ainda comemorar seus próximos 80 aniversários com vc!!!! e melhor ainda se for pessoalmente, imaginou???? Delíciaaaaaaaa.....bjo amore e quero conhecer essa terrinha aí viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora!!!!!!!!! Vou fazer uma promessa para RC conseguir ser transferido para lá! Aí terei um big apartamento, beeeeem maior que o cafofo e caberá você e sua galera lá na minha futura casinha!!! Aí vamos passar o dia nas praias! Que tal??? Muuuuuitos beijos!!!!!!!

      Excluir
  3. Olá, preciosa Marina, como é bom para mim ler seu blog. Quando o leio me revovo muito, você é especial, inspiradora. Não deixe de postar. Há sempre alguém que precisa de palavras e atitudes positivas para continuar. Parabéns pelo seu aniversário, muita paz, saúde, que Deus continue a te abençoar. Gosta de viajar, né? Já conhece a Bahia? Se não, precisa conhecer, viu? Beijos de Leila (Itapetinga-Ba)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marina! Tem umas fotos em Praia de Campina, não tem? Projeto Peixe Boi? Beijos! Renata - JP

    ResponderExcluir