domingo, 1 de fevereiro de 2015

Manual para quem teve câncer...

É, amiga, você teve câncer...

Que m..., hein? Por mais que a gente tenha muito mais a comemorar do que a chorar, venhamos e convenhamos, não foi fácil, né? Só a gente que passou sabe o quão difícil foi, por mais forte que tenhamos parecido ser...

Nessa semana me vi relendo o post que fiz sobre o "Manual para quem descobriu que está com câncer" (link aqui), e pensei... Por que não fazer o para quem sobreviveu a esta meleca?

Antes das críticas, não sou um ser iluminado dando dicas de como ser, fazer, agir, só tento brincar com essa droga de doença que aconteceu com a gente (ou com alguém importante para você...).

Vamos às dicas?

1 - Primeira delas. Você é sinistra. Sério. Enquanto suas amigas choravam porque queriam uma bolsa, um sapato, um perfume, que o cabelo alisasse (ou encaracolasse...aff, mulher nunca está satisfeita com nada), que a barriga ficasse tanquinho, que a bunda virasse a de madrinha de escola de samba, nós estávamos querendo apenas sobreviver. E lutamos muito para isso. Cara (sou carioca, lembram?:), você é Ph..., com ph mesmo...


2 - Você está dando muito mais valor à vida. Claro que você tem problemas. O seu emprego tem momentos chatos, seu chefe te perturba, muitas vezes você nem conseguiu voltar a trabalhar, as contas não pararam de chegar, você ainda pega trânsito, gente te destrata em alguns lugares, masss... O que significa isso quando você compara aos momentos pós-quimio??? Ahhhh, tiramos isso de letra.

3 - Seu cabelo cresceu. Em algumas, ele cresceu mais liso, em outras mais ondulado, mais branco, mais louro, mais escuro... Mas cresceu... E cá entre nós duas, você já voltou a reclamar de ter que secá-lo antes de sair, não foi? E a conta do cartão de crédito voltou a crescer com xampus e condicionadores caaaaros, não voltou? Seu banheiro já parece o setor de higiene pessoal do mercado... Lembra quando ele começou a cair? Pois é, ele cresceu e você já faz até rabo de cavalo...


4 - Lembra aquele soutien bege enoooorme que você comprou para o pós-op da mastectomia? Você acaba descobrindo que até que o danado era confortável, naquele dia de desespero onde os bonitinhos estão lavando e você apela para o bege-vovó mesmo...

5 - Você agora tem uma cicatriz gigante no peito... (ou nos dois, ou na barriga...). E sabe o que isso quer dizer? NADA! Quanta mulher não anda operando e ficando com cicatriz enorme por motivos estéticos. A nossa foi sobrevivência, baby...:) E ela diz respeito ao item 1.

6 - Você pode não estar se alimentando da forma mais correta, pode ainda não estar fazendo exercícios (mea culpa...), mas sabe bem que precisa e vai encaixar isso na sua vida nos próximos 15 dias.

7 - Como a gente ficou alguns meses longe de algumas coisas bem boas durante o tratamento, agora cada mergulho no mar é ainda mais gostoso, cada salada crua é ainda mais saudável, cada cinema é ainda mais legal... Até aquela praia lotaaaada dos fds está ótima. 



8 - Você agora sabe bem o que outra paciente com câncer está sentindo. E sabe o que é bom disso tudo? Você pode realmente ajudar outras pessoas. E como faz bem para alguém que está começando o tratamento ouvir de alguém que já passou por isso de que está tudo bem, de que a vida seguiu e a dela também vai seguir...

9 - Você tem um medo que se pela da meleca do câncer voltar... Eu sei. Cada mês de fazer exames é pior que pular de asa-delta sem a asa... Sensação pura de medo. Afinal quem achou bom encarar um diagnóstico desses? Mas, vamos ser racionais (ao menos tentar): quantas pessoas são atropeladas todo dia? Quantas morrem em decorrência da violência? Pois é, para morrer basta estar vivo, então vamos aproveitar bem o hoje, pois o amanhã ninguém (mas ninguém mesmo!) sabe se chegará.

10 - Por falar em medo que se pela... Quer parar com essa mania infeliz de continuar abrindo os laudos antes de levar ao(s) seu(s) médico(s)???? E lá vai correr para o Dr.Google e ler um mooonte de coisa nada a ver... E para de querer fazer os exames de tudo quanto é coisa porque quer descobrir logo se tem metástase... Na boa, se tiver você vai tratar. Para de sofrer de véspera! Ou você é peru? 



11 - E que tal aproveitar que você passou por esse perrengue ainda jovem e tentar saber qual é sua meta (suas...) de vida. Muitas vezes as pessoas só param para pensar no que querem deixar de lembrança para os que ficam neste mundo, quando já estão beeeem velhinhas... A gente encarou a morte bem cedo, foi uma droga, mas já sabemos bem que ela chega e vai chegar para todos... Que tal aproveitar a vida e deixar nossa marca com orgulho de termos vivido bem e fazendo o bem?

12 - E para não acabar no 10, porque afinal somos diferentes... Vamos ser felizes. Não sempre, pois tivemos câncer, não ficamos loucas... Sabemos que terão dias nublados, assim como existem os dias de sol... A vida é cíclica, mas que a gente consiga fazer com que os dias mais pesados sejam menos frequentes e que a alegria de estar viva perdure na maior parte da vida. E ´bora aproveitar que é fevereiro e #partiubloquinhos. UHUUUUUUUUUU!


P.S. Dia 08 de fevereiro farei 4 anos de mastectomia. Acreditem, passa rápido. E vambora para os 5 anos! UHUUUUUUUU²!

P.S². Em virtude de comemorar 4 anos de sobrevida (odeeeeio esse termo...), dia 08/02, aceito presentes, viu???

Mil beijos para todas!


15 comentários:

  1. Marina, adorei seu texto, me deu um ânimo para este dia nublado, ou melhor, para esta semana nublada (começarei a quimio e estou mega ansiosa... ) meu nome é Gisele, tenho 33 anos, fiz mastectomia há dois meses e espero q esta fase passe logo... Grande beijo e força para todas nós!

    ResponderExcluir
  2. adorei seu texto, lindo, os itens 7 8 e 9 então, eu tb tenho cicatrizes uma na barriga enorme , 50 pontos, no seio , na axila, cateter, rsrs era um simples caroçinho mas é raro o que aconteceu comigo, fui premiada, rsrs em plena quimio braba cabelo começando a crescer metastase na axila e no figado, ei mt sorte pois deu para tira o nodulo do figado mas quimio braba, cabelo de nv cainda, lenços me mais lenços, deu CTI, infecção, e hj acabei de chegar de uma viagem que há anos tanto queria fazer, voltar a ver minha familia e grandes amigas que moram na Europa, foi bom demais e voltei a fazer ginastica, só tou preocupada porque tenho que voltar a trablahar a pericia assim o disse e meu trabalho não é facil mas tenho que agradecer de ter um né? Deus me ajude porque recomeço amanha, adorei o que escrveeu, perfeito ah não tenho alta porque tive metastase assim recebo o herceptin via caterer de 21 em 21 dias, por tempo indeterminado, como me disseram entra aspas para o resto da vida, mas tou viva graças a Deus porque é bom viver

    ResponderExcluir
  3. Sabe o que mais me agradou aqui, Marina? Quando terminei de ler o texto dei uma espiada em todo o blog e descobri que tu és MÉDICA!!! Saber que tu acreditas de verdade na cura do câncer é tão reconfortante, pq muitas vezes já me perguntei se essa coisa dos 95% eram de verdade mesmo ou apenas uma tábua que atiram no nosso mar de sofrimento para que mantenhamos a cabeça pra fora d´agua a fim de respirar...Da minha cirurgia já passaram 7 anos. Em julho dez anos do fim do tratamento (sou luminal B) e fui liberada do tamox...quase uma triplo, sqn...to aqui...e ja aprendi a conviver com a incerteza do dia da minha morte, pq um dia eu sei que ela virá...sem dó nem piedade, mas nesse ínterim muitos saudáveis ja foram na minha frente! bj

    ResponderExcluir
  4. *sete anos no dia 10 de julho...kkkkk...viu como fiquei?

    ResponderExcluir
  5. 9 anos , novembro 2014 . Foi difícil mais superei .Ate aqui o Senhor me ajudou !

    ResponderExcluir
  6. 9 anos , novembro 2014 . Foi difícil mais superei .Ate aqui o Senhor me ajudou !

    ResponderExcluir
  7. 9 anos , novembro 2014 . Foi difícil mais superei .Ate aqui o Senhor me ajudou !

    ResponderExcluir
  8. 9 anos , novembro 2014 . Foi difícil mais superei .Ate aqui o Senhor me ajudou !

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto, adorei vou curtir. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá Marina, sou a Chris amiga de Virginia Figueiredo.
    Passamos pelo câncer, eu sem tratamento quimio ou radioterápicos, e já com alta pós 5 anos de tamoxifeno. Tive alta em janeiro de 2014.
    Não e fácil para qualquer pessoa ser diagnosticada com câncer, e para mulheres, o de mama me parece mais aterrador num primeiro momento. Se é que há um diagnóstico mais ou menos aterrador.
    O que posso lhe deixar como mensagem é que tomei o tal do câncer como meu, para reestruturação de vida, do meu relacionamento com as pessoas e o mundo, com meu marido e fiel escudeiro. Sou melhor depois do câncer, muito melhor. De humor, de amor e de aprendizado no Planetinha. Um beijo grande, sorte a todas. Tudo dará certo, seja certo o que for. Confiem, sempre há planos dos quais nada sabemos.
    Em tempo: não faço parte de qualquer seita, religião, e nem sou a iluminada de plantão.
    Chris (Tudo de Pano)

    ResponderExcluir
  11. Texto muuuuito boom!!!!! Adoroooo!!!!! Realmente disse TUDO mais uma vez! Mil beijos, Marina linda!

    ResponderExcluir
  12. Oi Marina
    Também tive câncer em 2011 só que de pulmão. Não houve necessidade de tratamento neoadjuvante nem adjuvante. Hoje só acompanho com TC.
    Vejo seu entusiasmo pela chegada dos 5 anos, não consigo ter esse entusiasmo todo, talvez porque para mim a palavra cura em oncologia tem uotro significado.
    Passado 5 anos existe a "cura", mais o acompanhamento é para sempre devido ao risco de recidivas tardia. Nunca mais falaremos em vida e sim em sobrevida e vários oncologistas trocam cuura por remissão longa.
    O que é então a cura apos os 5 anos?
    Obrigada.
    Muita luz e beijos no coração.
    Naru

    ResponderExcluir
  13. Esqueci de falar que fiz uma loboctomia.
    Muita luz
    Naru

    ResponderExcluir
  14. Oi Marina!! Parabéns pela batalha vencida!
    Sou estudante de Fisioterapia e defendo no meu TCC os benefícios da Fisio em mulheres que passaram pela Mastectomia. Estou visitando blogs para ficar mais perto do que vocês passaram e ainda passam, para poder apresentar um trabalho digno de mulheres guerreiras, que vocês são!
    Seguindo aqui, ok? Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  15. Amei como sempre arrasando...
    Krika Terra

    ResponderExcluir