terça-feira, 20 de março de 2012

Amigas do Peito... E como tudo começou!

     Olá, meninas!

     Tudo bem? Comigo tudo tranquilo, fora uma infecção respiratória qualquer que teimou em fazer de mim sua moradia e cá estou eu de cama, dormindo sem parar e com dor de garganta e nariz entupido. Saco! Além de ter tido crise de asma após algo como 20 anos... Mas tudo bem, eu não disse que iria ser uma médica diferente? Até sentir o que meus pacientes sentem e usam eu senti/fiz! :)

     Mas, chega de falar de mim! Hoje vou falar sobre mais de 200 mulheres fortes e guerreiras que fazem parte de um grupo no Facebook: as Amigas do Peito.

     E como ele apareceu? Bem, quando me descobri com câncer, resolvi que ia colocar tudo para fora nesse blog. E no dia 31 de janeiro de 2011 ele nascia, exatos 7 dias após a descoberta. Aqui eu desabafei tudo, absolutamente tudo que eu senti. Ao reler vários posts me recordo de tantos momentos difíceis, de outros engraçados e vejo como esse espaço me ajudou (e ajuda!) a entender melhor o que estava acontecendo comigo. E, assim como outros blogs tanto me ajudaram, o meu começou a me permitir conhecer companheiras de luta. Assim nós conseguimos trocar ideias, informações, medos, angústias e por que não, alegrias e até presentes...


     Pois bem. No começo adicionei algumas amigas de blog ao Facebook. Ali nós conversamos e colocamos para fora tanta coisa, tanta vivência, que um dia RC falou: "por que você não cria um grupo para vocês terem aonde trocar mais ideias, num grupo fechado, aonde vocês se sintam mais à vontade"? E assim foi feito: nascia o Amigas do Peito. O grupo começou com poucas meninas. Ali a gente colocava qualquer coisa: nossos medos, efeitos colaterais, dúvidas médicas e não-médicas, desabafos, conquistas... E começamos a conversar cada vez mais, inclusive no bate-papo. E como ele me ajudou. E como era bom saber que existiam pessoas que entendiam exatamente o que eu estava sentindo. Que aquela dúvida que eu tinha era comum a tantas outras, que aquela sensação estranha, na verdade era comum a quem passava por esse tipo de tratamento, que esse remédio, pode sim dar isso ou aquilo... E que, sim somos humanas como tantas outras. E já somos mais de 200! Nem todas com câncer de mama, algumas com outros tipos de câncer, outras familiares de pacientes com câncer, mas todas com um objetivo comum: fazer o bem.

P.S. E estamos tão chiques que ganhamos até uma logo, feita pela Ludmilla Rossi (http://www.juicysantos.com.br/)



     E ali, fiz amigas de verdade. Amigas que espero levar para o resto da minha vida. Amigas que sei que me entendem como nenhuma outra. Amigas que permaneceram aqui, mesmo tendo que lidar com dias ruins ou bons. Enfim, Amigas do Peito. Obrigada por todas vocês existirem. E como diz a música dos Saltimbancos:

"Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer..."
    
     E, aqui, uma linda montagem feita pela Janaina Fortunato, que representa muito bem a nossa união!



     Mil beijos em todas!

    

9 comentários:

  1. bom, eu tenho o maior orgulho de fazer parte desse grupo, do blog, da sua vida... eu fui salva por tantas vezes por essas meninas, que nao me deixaram cair, além de me divertir muito...
    Que ele permaneça e cresça, mas não que seja por causa da doença, mas por causa de nossa união...

    ResponderExcluir
  2. Marina
    Lindo D+
    Estou muito feliz em participar do grupo, me achei!!!! Finalmente pessoas que entendem o que estou sentindo, passando, sem criticas, sem olhar de coitada. Somos guerreiras, somos fortes.
    Hoje um amigo disse uma coisa linda, postei no grupo, acho que é a nossa cara.
    "FELICIDADE NÃO É AUSENCIA DE SOFRIMENTO É A DISPOSIÇÃO DE LUTAR."
    E somos lutadoras!!!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  3. Ah Marina,
    Vc é incrível! Num tenho mais palavras, pois tô muiiiiiiiito sensível hoje! Bj. Marina mineira.

    ResponderExcluir
  4. Má vc é um luuuuxo,simplesmente magnifica amo vc,a melhor coisa que me aconteceu foi conhecer esse grupo me sinto mais segura e confiante,é como um redbul me da asas bjos minha linda estou emocionadissima.

    ResponderExcluir
  5. Tô nessa tb!!!! Adoro nossos papos apesar de estarem cada vez mais raros, mas sinto que ainda moro no seu coração e saiba q o meu coração ta lotadinho de amigas tb!!! Seu lugar é cativo....bjks minha linda amiga.... o Sul ta te esperando, viu?

    ResponderExcluir
  6. Ai Marina quem está de fora não tem noção da força desse grupo, como ele me ajuda e me ajudou muitooooo, como faz toda a diferença na minha vida, como me abriu novos horizontes e eu pude conhecer pessoas incriveis!!!! Minhas amigas reais já estão até com ciumes do grupo acredita? Beijo

    ResponderExcluir
  7. Marina.......
    Eu também queroooooo... por que será que ainda não estou aí??? hahahaha
    Vou entrar correndooooooooooooo...
    Obrigada!!!
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  8. Bom dia meninas! Vi sobre o blog hj no programa da Ana Maria Braga e gostaria de tirar uma duvida se possivel,como sabemos se o nódulo é normal oou devemos nos preocupar com ele? Desde já agradeço se alguém puder me responder. E adorei o blog e o face tbm.(tenho 27 anos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Roberta! Olha, na verdade não tem como te falar se um nódulo é normal, sem nem fazer um exame. Você deve procurar um ginecologista/mastologista e pedir para ele te examinar. Qualquer alteração deve ser vista por um especialista, não espere. Se cuida!!! Muitos beijos!

      Excluir