quinta-feira, 29 de março de 2012

Culpa, culpa, mas por que tanta culpa?

     Olá, meninas!

     Tudo bem? Comigo tudo caminhando. Ruim nunca está! Já tive momentos piores. Mas também não estou no auge da forma física. Fiz o Herceptin anteontem. Até aí, nada demais, fora os espirros e um soooooono... Não sei se é dele, mas na semana em que faço a aplicação, fico numa preguiiiiça, um cansaço... Quem mais fizer o Herceptin, pode me dar uma luz sobre o que sente também? Fora isso, estpu com um resfriado há mais de uma semana. Com os poucos leucócitos que estou, o que aconteceu: sinusite! Nariz entupido, ouvido entupido, dor de garganta e tudo mais que tem direito. Pelo menos não tive mais crise de asma. U-hu!
     Além disso, menstruei. Até aí, nada, né? Mulheres de 34 anos (ainda! Semana que vem, 35! Uhu2!) menstruam... Só que estou usando o Zoladex e deveria ter parado. Mas, tudo bem. Fora a cólica e a anemia ter piorado com o tanto de sangue O negativo desperdiçado. (Aproveito o momendo sangue, para solicitar que quem puder doar, sempre o faça. Ajudar aos outros sempre faz mais bem à gente do que a quem está sendo ajudado e você ainda pode estar salvando vidas, levando apenas uma agulhada...)

     E a culpa do título? Aonde está? Beeem, comentei com vocês que tinha voltado a trabalhar, né? Em meio período, sem atender pacientes, mas já era um recomeço... Pois bem, não era o momento ainda. Mais uma lição aprendida. Só fazer o que for possível, sem tentar mais uma vez, ser uma super mulher. Achei que tendo acabado a quimio há tanto tempo, só fazendoo herceptin e o tamoxifeno, já estava óteeeeeema para voltar à vida "normal". Sei que fico repetitiva nisso, de querer voltar logo a fazer tudo de antes. Acho que faz parte de querer virar logo essa página da minha vida, que é meio que passar por cima disso tudo e seguir adiante. Mas, mais uma vez meu corpo mostrou que cada um tem seu tempo, que cada coisa tem a hora certa para acontecer. E eu não dei conta. Daí vem a culpa. Podem me chamar de burra, lerdinha, lentinha, mas acreditam que depois disso tudo, eu ainda não tinha aprendido a me permitir ficar quieta, só cuidando de mim? Achei que tinha aprendido a lição, mas reprovei. E tome de culpa. Cada dia que eu tinha alguma coisinha e não podia ter a vida "normal", tome de culpa, remorso... Até que...

     Ontem tive uma conversa com uma Amiga do Peito, a Lilian, e tomei uma decisão. Foi difícil, pensei, repensei, mas me desliguei do que estava me fazendo mal. Não por ser ruim, não por ser algo que não gostava, mas simplesmente porque não estava dando conta. E isso não é vergonhoso. Estou no meio do tratamento de um câncer. Sei que tem gente que consegue se manter trabalhando, super na ativa... Eu não consegui. Tive reações inesperadas ao tratamento. E é isso. Vou me cuidar. E dessa vez, com a lição aprendida. E apreendida!

     Mil beijos!

P.S. ainda não me matriculei em academia nenhuma. Como estou nesse momento sangue e melecas, preferi dar tempo até para isso. Semana que vem é meu aniversário. Me darei de presente isso! Promessa é dívida!

14 comentários:

  1. Marina

    A lilian que vc falou é do Blog dos limões? Putz se for ela que delicia, não é? Tbm tenho paixão por ela...

    Vc está no caminho certo, não levará a lugar algum tentando ser a Mulher Maravilha seja apenas a Marina de corpo e alma que tá bom demais.
    Tudo a seu tempo se resolve, basta apenas dar o tempo que nos mesmos precisamos para recomeçar o que um dia foi interrompido pela vida pra que de alguma forma pudessemos ter tempo para aprecia-la...
    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela mesma! Uma fofa, né? O que ela me ajudou e tem me ajudado... Nossa! Muita coisa! E como me ajuou ter tomado essa decisão... Tô mais leve e mais tranquila! Muuuitos beijos!!!

      Excluir
  2. Marina...
    É isso aí VOCÊ vem em primeiro lugar... e não se culpe por isso... sei bem o que está sentindo. Eu também me cobrava para voltar a trabalhar mas os médicos sempre me pediam cautela... parece bobeira mas não é... fiquei 2 anos afastada da sala de aula e foi só voltar para eu começar a "pegar" TUDO... viroses... resfriados... espirros... atchins etc...
    Como diz nosso amigo João "Vamu que Vamu"... devagar e sempre é claro...
    Fique com Deus!!!
    Beijos com saudades

    ResponderExcluir
  3. Marina não consegui encontrar no Facebook as Amigas do Peito... me procura por lá... Juliana Carelli... Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jú!!!! Te adicionei no Facebook!!! Assim que vc me aceitar (se é que você vai... kkk), te adiciono ao grupo! Você vai adorar!!!!! E você? Melhorou dos espirros? Miiiil beijos!!!!!!!!!

      Excluir
  4. Marina, eu to assim com o Herceptin, tomei ontem e hoje eu dormi até quase meio dia, todo mundo tentou me acordar mas não conseguiu. Beijão e se cuida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thati!!!! Vamos dormir e ser feliz!!!!!Beijãoooooo!!!

      Excluir
  5. Marina, cuide se, permita descansar, dar um tempo, tudo vem a seu tempo. Logo você vai retomar tudinho com a mesma força de antes. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô vendo isso... Temos que nos cuidar, para depois cuidar do resto, né? Vou tentar por isso em prática! :) Mil beijos!

      Excluir
  6. Marina menina,
    Se conselho valesse grana...dizia minha mãezinha! Siga todos os conselhos acima e evite ser euzinha há dez anos atrás: a super MM...Muié Marmota (pensou mulher maravilha né?). O tempo não é o seu e sim o de DEUS! Desacelera, nada de culpa, faça o que seu corpo tá pedindo: recuperar energias, descansar, ficar forte! Eu fiquei um ano de licença, não suportei a quimio e ideias malucas tomaram minha cabeça, aliás, eu deixei que tomassem. A-PA-NHEI FEIO! Muitas vezes, até aprender! rsrsrsrs Bj. Marina burrinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina xará!!! A gente só aprende na porrada, né? E muitas vezes parece que tem que ser muuuuita porrada para a gente se dar conta. Espero que agora eu tenha aprendido! :) Vamos ver! kkkk Muitos beijos!!!! Obrigada pela força!!!

      Excluir
  7. é o que eu te digo amiga, até agora voce usou seu tempo pro tratamento, agora vai usar pra você, pra Marina... A noiva fazendo enxoval pro dia... Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Marina...
    Bem, eu também menstruei no primeiro mês do Zoladex... Acho que é normal e esperado...
    Quanto à culpa, não se sinta assim... Você pode (e deve) ser dar um tempo... Cada um tem um jeito... Se você sente essa necessidade, ouça seu corpo... No meu caso foi exatamente o contrário... Ficar em casa era a pior coisa que eu poderia imaginar... Mas não tinha jeito quando o "corpo falava" fique, eu tinha de ficar...
    Mas, desculpe por perguntar, por que seus leucócitos ainda não subiram? Você já questionou o oncologista sobre isso? É esperado essa "demora" para a recuperação medular?
    Claro que cada organismo reage de uma forma... Comigo a recuperação foi bem rápida... Na verdade já recuperei quase que completamente na época do Taxol e com o Herceptin então, ficou tudo normal...
    Também em relação ao Herceptin, acho que esse sono todo e essa moleza que sentimos é mais pelo anti-histamínico que normalmente é administrado antes do que propriamente o Herceptin... Eu demorava uns 2 ou 3 dias para dar uma animada depois da sessão...
    Querida, feliz aniversário (atrasado, mas com carinho!)!!!
    Que Deus continue te abençoando, de dando forças e te inspirando posts tão maravilhosos!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee! Eu resolvi me dar um tempo mesmo. Vou me dedicar à pós, sem me matar de trabalhar, pois trabalhei sem parar por mais de 10 anos, sem tirar mais do que 5 dias de férias. Resolvi ouvir mais meu corpo e vamos ver até quando aguento isso. Quanto aos meus leucócitos, o onco falou que não estava tão fora do normal. Eu fiquei mais leucopênica com o taxotere do que com o ciclo AC, quando o que se espera é o contrário... Como fiz 8 ciclos, ele falou que isso poderia acontecer e minha medula demorar a voltar ao normal (mais um motivo para eu ficar quietinha em casa!). Quanto ao sono, nem uso antialérgico antes do Herceptin. Só um soro fisiológico antes e um depois, nada demais. O sono e os espirros devem ser dele mesmo... Mas nada demais, a gente tira de letra, né? :)
      Muuuuito obrigada pelo carinho, pelas palavras e pelo apoio!!! Tô na torcida pelas suas provas! Mil beijos!!!!!

      Excluir