quarta-feira, 22 de junho de 2011

Carta a quem recebeu o diagnóstico, está tratando ou tratou um câncer mama:

     Boa noite!

     Pela primeira vez escrevo aqui a essa hora da matina...estou quase descendo para ajudar o pessoal da feira! Ô, insônia!! Foi a 1a vez que fiz a quimio a tarde...não sei se a ansiedade me deixou assim, se o corticóide me fez surtar, só sei que não consigo dormir, então, resolvi escrever...quem sabe esvaziando a caixola, ela resolve ir para os "braços de Morfeu"?

     Dessa vez, também fiz o que a Globo me mandou há alguns anos atrás: Invente, tente, faça um _ _ _ _ (não lembro bem o ano...era 92????) diferente, e eu fiz: escrevi uma carta  no Word mesmo, pois não sabia se iria postá-la, mas resolvi que ia abrir meu coração mais uma vez...e aí vai! E ao final, uma música cujo título...aah, vocês vão ver! :)   (se aguentarem ir até lá!)


     Carta a quem recebeu o diagnóstico, está tratando ou tratou um câncer mama::

     Olá!

     Você provavelmente não me conhece, e o mesmo ocorre comigo... Não devo conhecer seu rosto, não devo conhecer onde você mora, não sei o que você gosta de fazer nas horas vagas, no que trabalha, mas a partir de uma certa data (que variou muito entre cada uma de nós), nos tornamos mais íntimas do que jamais imaginamos: formamos algo como uma irmandade...
                                                                                                                                
     E que data seria essa? Seria o ano do nascimento no horóscopo chinês? Seria a data que determinaria se eu sou de Áries e você é de Libra, ou Virgem? Ou seria Sagitário?
Não, foi a data do dia do diagnóstico do câncer de mama, aquela data que nos faria mudar para sempre...

     Sei que a chegada dessa notícia variou muito entre todas nós... Umas receberam sozinhas, outras com familiares, outras dentro de consultórios médicos...Mas sei que a conclusão final foi: “Nossa, estou com câncer!!!” (algumas podem ter vociferados palavras de baixo calão – e nessas eu me incluo!)  “Eu??? Com um tumor maligno?” E tome de palavras feias associadas a nós a partir daí: mastectomia, quadrantectomia, carcinoma ductal infiltrante...

     E depois? Você também se acabou de chorar? Você também teve medo de morrer? Você teve medo do tratamento, da cirurgia, da quimioterapia? E da radio?

     Aí você se adapta a isso, afinal, não sabíamos, mas somos mulheres mais do que fortes! E já que é para lutar contra o bicho, vamos para cima dele com unhas e dentes!

     Só que você não esperava por isso, mas, o ser humano pode ser cruel, mesmo na tentativa de ajudar (ou não!) e você começa a ouvir besteiras as mais variadas:
“isso é castigo”, “você se estressava muito”, “você que fez esse câncer em você”, dentre outras que prefiro não lembrar. De verdade, se essas abobrinhas fossem ditas agora, quando a poeira já está baixando, a gente tiraria de letra... Mas, nãoooo!! Nos dizem na hora em que estamos passando pelo olho do furacão...E a gente aprende mais uma:: separar o joio do trigo até nas amizades!

     Enfim, depois de se acostumar a idéia de ser uma “despeitada” e careca, ao fato de ficar PROIBIDA de comer o que você bem entende, de fazer o que bem quer, de ter que fazer exames de sangue a cada semana, de ser furada e ficar acoplada a mil frascos de mil medicações a cada 21 dias, de ter medo de não poder optar por ter ou não ter mais filhos, de ser afastada de toda sua rotina, de ter medo de fazer planos...Você consegue ver o lado bom disso tudo: você tem amigos (novos e antigos, perto ou longe) e uma família que te ama de VERDADE! Sua vida, na vida real, sempre foi maravilhosa! Aquilo que você reclamava, poderia até parecer sério naquele momento mas, será que realmente importava? Pois é, a vida é boa demais de ser vivida! E você aprende a dar mais valor a ela depois do câncer! É, sua vida mudou...e você começa a perceber que Deus (ou no que você acreditar!) colocou essa doença para você enxergar tudo com novos olhos: olhos de uma pessoa mais feliz!

     Vamos nessa, meninas! Deixem a vida te levar (como já disseram Skank e Zeca Pagodinho, cada um a seu modo!)
     Mil beijos! E mais beijos em todas as amigas de blog! Esse post é especial para vocês!
P.S. e também para todos aqueles que estão passando pelo tratamento de algum outro tipo de câncer... imagino que a “retirada de qualquer  parte do nosso corpo”, sem nossa prévia vontade e sem ser por motivos estéticos, deva provocar sentimentos similares ao da mastectomia...


23 comentários:

  1. Nossa, vou ter a honra de abrir os comentários do "Clube da Luluzinha" ? rs
    Seja bem vinda ao clube da insônia, Marina... depois que essa loucura começou, nem tomando Lexotan por ordem médica consigo dormir direito...
    Gostei do post noturno, você foi no fundo dos seus sentimentos, se abriu mais do que nunca e com esse desabafo (entre tantos outros) acredito estar se sentindo bem e dormindo agora (quase 7:00) o sono dos anjos.
    Que bom que você fez algo que a Globo lhe sugeriu e tenho certeza que depois de tanto pensar e refletir, você vai fazer sim um 2011, 2012 e tantos anos que virão pela frente diferentes!
    Mas aí vêm uma discordância da minha parte... não deixe a vida lhe levar, conduza-a como você conduz seu carro, com tanto prazer e alegria para ela (a vida) poder lhe levar para lugares que você tanto sonhou e outros tantos inimagináveis.
    E faça planos sim, porque o ser humano é feito de sonhos e realizar esse sonhos (planos) é fundamental... Crie metas... você está viva, com algumas limitações, claro, mas estamos juntos nessa luta, (eu, vc e tantas meninas de peito)
    que leem o seu blog.
    Doe, e se doe... sua médica lhe proibiu de trabalhar? A minha também. Mas o que podemos fazer para melhorar a nossa vida e a dos que nos cercam? Eu vejo você já fazendo algo, escrevendo (já falei, ainda dá tempo de fazer uma facul de jornalismo, você tem o dom) para tantas pessoas que precisam de uma (umas) palavras de carinho, de afeto, de realidade e como eu vim parar aqui, de conselhos sobre o CA.
    Mas pense comigo, na medida do possível se doe ainda mais... isso que está em você (e em mim) vai embora mas veio para mudar você.
    Então mude, não deixe essa oportunidade passar.
    Bem como eu não posso botar um video bonito como você faz, vou deixar dois links q acho que têm tudo a ver.
    Bjs p você e para TODAS vocês !!!


    Mude - Pedro bial
    http://www.youtube.com/watch?v=XvK0UM8iii0

    Barão Vermelho - O Poeta Está Vivo
    http://www.youtube.com/watch?v=4-VWd6zTKBM

    Alexandre Dias

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai, ai.... só tenho 2 coisas pra te dizer: TE ADORO MUITO e TÔ MUITO BRABA COM VC!!!!! rsrsrrsrs.....o "TE ADORO" é por td o que vc escreveu, pq sinto que foram palavras do coração. E o "TÔ BRABA" é pq vc não me visita mais.... tô longe, mas tb tô perto, viu? bjoooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Fantástico!!!!
    Eu apesar de ser homem estou com câncer de mama. Não...não é um caso raro de ca de mama em homens, tenho cancer porque o amor da minha vida está com cancer e como somos uma só pessoa, me considero doente também e por isso me identifiquei muito com sua carta.
    Parabéns!!!
    Fernando Melo esposo da Ana Paula (http://anapaulatmelo.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. Alexandre!!! Obrigada pelas dicas!! Resolvi uma coisa: vou por em prática os planos! Os que puder ir realizando, eu vou!! E quanto a vida me levar...ela me leva e eu dirijo!!! :) Para ser sincera, escrevi tanto com meu coração, que nem revi nada!!! Melhor assim, depois eu reflito sobre o que meu coração pensava, e faço o ajuste fino! Ainda mais com vcs todos me ajudando! Obrigada!! Mesmo!!!
    Muito beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Keilaaaaaaaaaaaaaaa!!! Eu tinha escrito no seu blog...escrevi de novo, pq sou uma maleta!!! rsrs Pequenininha, quase uma necessaire, mas uma malinha! rs Te adoro muito, viu??? Sinto vc perto de verdade!!! Obrigada por toda a força!! Sinto que ela pega a Regis, a Dutra e chega aqui em casa supeeer forte!!! Muuuuuitos beijossss!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Fernando! Escrevi um comentário para cada um, porque sei o quanto vocês são especiais...e para agradecer seu apoio e suas palavras! E também te parabenizar por estar apoiando tando sua esposa! Você, mais do que ninguém, sabe como ela é especial e forte...não se deixando desanimar e continuando na faculdade, logo nos últimos períodos mais difíceis, onde temos o maior contato com outros na nossa situação e ela não se deixou abater! Que ótima médica teremos, logo, logo! :) Mais uma vez, obrigada pelo exemplo, pela força e parabéns para vocês dois!!!Beijoooooossssss

    ResponderExcluir
  7. Bom, como vc é minha necessaire preferida tá desculpada, kkkkkkkkkkkkkk.....viu como uma chantagenzinha funciona???? me passa teu msn, eu add um email q peguei do face , mas não sei se é esse....bjooooooooooo bem no coração!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Keilaaa...vou passar pelo inbox do FB!!! Obaaaa, vamos fofocar mais ainda!!!! Mil beijosss
    P.S. podemos fazer um mega chat com a Lilian e a Ju, do Canadá! :)

    ResponderExcluir
  9. Marina, estive lendo os comentário...quanta gente linda! Parabéns pela carta, uma visão clara em palavras que todas nós sabemos e/ou um dia já sentimos!
    Falta pouco, querida. Faça um X no calendário a cada passo realizado!
    Você já está curada! Eu creio na cura do câncer!
    Deus te abençoe e ilumine!
    Beijão da prima de coração,
    Marcia

    ResponderExcluir
  10. Viu, Marcia?? Só pessoas especiais!!!! :) Estou fazendo um x a cada dia que passa numa onco-agendinha!!! rsrs
    E tb sinto que estou curada...estou só fazendo um tratamentozinho para que ele nem volteeee...mil beijos, prima de coração!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Marina, não é facíl receber um diagnóstico desses, confesso que quando recebi o meu, fiquei apática, sem chão, como se a Dra. não tivesse falando comigo, meia zen rss. Me fortalece em acreditar que tudo vai dá certo o bom andamento do tratamento e minha fé incondicional. então... vamos que vamos!!! rs
    Bjokas da
    Sol

    ResponderExcluir
  12. OLÁ MARINA!!!!
    ACREDITO QUE É O MOMENTO MAS DIFÍCIL!!RECEBER O DIAGNÓSTICO DE UM CÂNCER, FIQUEI ARRASADA!!!
    MAS AGORA FALTA POUCO PRA VOCÊ TERMINAR AMIGA ESTÁ NA RETA FINAL!
    UM FORTE ABRAÇO! FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marina,
    como sempre voce descreve muito bem os nossos
    sentimentos, os medos as incertezas tudo.
    Quanto aos planos, eles estao nas maos de Deus, e o futuro a Ele pertence independente de cancer ou nao.Absolutamente ninguem tem controle sobre o amanha.
    ja esta passando essa fase, vc vai ver rapidinho ta na remissao e se Deus quiser curada.
    Bjs,
    Juli.

    ResponderExcluir
  14. Marina, fiquei sem palavras com o texto que escreveu, pq o diagnostico é dificil, pq ninguem pensa que um dia isso possa acontecer, tbem fiquei sem chão, chorei muito, não pensando em mim, no cancer, na morte, mas em minha familia, em minha mãe, pai, irmãos, filhos (a mais nova então com 5 meses de vida), como reagiriam, e como seria dali pra frente (cirurgias (passei por 3), quimio, metastase...mas já se passaram praticamente já se passaram 6 meses, e estou aqui, otima, cabelo crescendo, vendo o crescimento da minha caçulinha, e passando bem pelas quimioterapia, pois cada sessão é uma certeza que tudo vai passar e vou sair dessa uma pessoa melhor que eu era, e isso vale pra vc tbem, um dia ira olhar pra tras e tudo sera apenas uma lembrança... Minha querida Deus está no comando de nossas vidas e já nos considero vitoriosas mediante essa doença que é devastadora, pois nos ataca fisicamente, mas o pior da devastação é o psicológico, portanto como diz meu pai reze, reze mil vezes,todos os dias,todas as horas, pois Ele vai nos ouvir e nos escutar.

    Fique com Deus!!! BJS...

    Adriana Ligia

    ResponderExcluir
  15. Marinaaaa, mais uma música pode???

    Barao Vermelho - Tente outra vez
    http://www.youtube.com/watch?v=dTysnymYjvU

    ResponderExcluir
  16. Olá, Sol, Drica, Juli e Adriana! Obrigada por cada palavra que vocês escreveram...tá vendo pq digo que só existe gente especial nesses blogs da vida? Como é bom saber que contamos com a força uma das outras...Deus já me mostrou isso: fiz amigas longe, mas cada vez mais perto! Obrigada, meninas! E toda a força do mundo para vocês de volta! Já tenho certeza que cada uma de nós está curada e rezo por vocês todas as noites! Mil beijos e um ótimo feriado para todas (Juli, é feriado aí?)
    Alexandre, música sempre pode!!! :) Quer coisa melhor? Ou você acha que moro junto com um super baixista por que? :) Tem música todo dia aqui em casa...eu adorooooooooooooooooooooo!!! Muitos beijos e um ótimo feriado para vc!!!

    ResponderExcluir
  17. Marina,que carta linda, que grandeza de sentimento, e como ela fala sobre o que realmente acontece conosco, para alguns mais, para outros menos, mas acredito que o impacto seja o mesmo a todos. Eu vou clonar essa carta no meu blog, ela merece...
    Amiga, ninamenina, vc é a coisa mais linda deste mundo, que bom que a doença não nos tira só as coisas, também nos dá... Como a nossa amizade.

    ResponderExcluir
  18. Liliaaaaaan!!! E mais uma vez você me fez chorar!!! Mas de alegria, sempre!!!! É exatamente isso que percebi: o câncer pode ter me deixado um pouquinho mais medrosa, mais careca, mais "despeitada", mas me trouxe pessoas como você! E tem coisas que o dinheiro não compra! :) Adorocê!!! Muuuuuuuuuuuitos beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Dia 10 de fevereiro de 2011, sozinha no consultório do masto, minha primeira reação ao diagnóstico? PQP, é câncer!!! Daí pra frente não parava de pensar no meu filho, mas nunca duvidei da minha cura.

    Hoje, com a mesma certeza de cura, vejo o lado bom do câncer, assim como você e todas, mais cedo ou mais tarde percebem. E agradeço a pessoas como você, Lílian, Tanya, Sol, Jú, Drica, Márcia, e todas que conheci através do câncer, porque por mais que tenha minha família e amigos próximos, é com vocês que me sinto compreendida, são vocês que passam pelas mesmas dúvidas, medos, incertezas, e me ajudam a superar os meus medos quando abrem o peito e se mostram por inteiro, como nessa carta.

    E como diz a titia Rita Lee: EU NÃO TENHO HORA PRA MORRER, POR ISSO SONHO!

    Um beijo em todas e em cada uma, e me chama pro chat no msn!!..rs.

    Fabi

    ResponderExcluir
  20. Simplesmente lindo!! Vc deveria pensar na possibilidade de escrever um livro c todo esse conteúdo. Vai ajudar tanta gente! Fico super orgulhosa da sua coragem e do seu talento. Mil bjos

    ResponderExcluir
  21. Fabiiiiii!!! Com certeza até o câncer traz coisas boas...e ele trouxe muitassss amigas novas! :) Obrigada por você estar sempre aí! Como isso ajuda! Foi o que você falou...vcs entendem lá dentro da alma pelo que estou passando...e como faz bem saber que vocês estão aí! Adorei a frase! :) Mil beijossssssssss
    P.S. vou escrever no seu blog meu msn! Como assim a gente ainda não se falou por lá??? rs
    Anaaa! Até isso o câncer trouxe, tá vendo? rs Estou escrevendo...e escrevendo...e desde o vestibular eu não escrevia assim! :)
    (Mestrado não conta...)
    MIl beijos e muitaaaaaaaaaaaaaa saudade

    ResponderExcluir
  22. Me passa por favor o nome da sua mastologista? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome dela é Monica Pires Ribeiro. É excelente, fica no Leblon!

      Excluir