quarta-feira, 29 de junho de 2011

Amigo é coisa para se guardar...

        Olá, pessoas!

     Estive pensando por esses dias no que eu ia escrever...minha cabeça tem estado a milhão, tive mais uma noite de insônia, parece que a cabeça não para um minuto, enquanto o corpo só quer descansar...acho bom os dois entrarem num acordo: ou rola correr na praia ou rola dormir! Não pode continuar assim: de dia o corpo quer cama, enquanto que a noite a cabeça quer correr uma maratona!

     Pois bem, numa dessas noites insones eu estava pensando na importância que minhas amigas têm tido na minha vida e resolvi que ia, com o perdão da palavra, "bostejar" sobre o assunto...Estou longe de ser uma escritora-nata, nunca nem me aventurei por esse campo, além de emails, esse blog e prontuários...minha última experiência com a escrita havia sido no vestibular, mas como estou com o tempo supeeeer ocupado entre fazer exames, ser furada (um inclui o outro, em muitas das vezes), e acompanhar a novela, resolvi que podia ocupá-lo com algo um pouco mais útil e tentar colocar aqui o que minhas amigas têm representado para mim (mais uma vez friso, não sou poetisa, muito menos romancista, mas vai do fundo do meu coraçãozinho taquicárdico - P.S. farei um eco para saber o que está acontecendo com ele hoje, por sinal).

     Primeira coisa que eu fiz foi tentar achar o significado das palavras "amizade" e "amiga", e sinceramente, pelos dicionários da vida nada me pareceu fazer aqueeeele sentido (Agora me achei, né? Quem sou eu para não "curtir" - para deixar bem FB isso aqui - o que o Aurélio ou o Houaiss escrevem?). Queria algo mais "tocante", se é que vocês me entendem. Coloquei no "Google" nosso de cada dia e me vieram texto e frases de escritores importantes, afinal, quem é que consegue/conseguiu viver sem ao menos um grande amigo por perto? Achei alguns interessantes, mas vou postar aqui alguns que realmente "mexeram" na minha alma e que eu gostaria de deixar escrito para minhas amigas:

"A amizade é um amor que nunca morre." Mário Quintana  

"A gente não faz amigos, reconhece-os." Vinícius de Moraes

"O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos." Aristóteles

      Acho que escolhi um time bom para falar por mim, né? Mas é que gostaria que vocês soubessem o quanto a força, o carinho, a companhia, as orações, os risos e tudo mais que vocês têm feito por mim, têm sido importante nesse meu momento de vida. 

     Nesse período, desde o diagnóstico até hoje, conheci pessoas maravilhosas (minhas amigas "virtuais", as "amigas do peito", mais do que presentes, que mesmo à distância, que mesmo sem termos trocado um simples olhar ou toque, sinto que estão aqui ao meu lado o tempo todo, torcendo, sofrendo, rindo e trocando experiências comigo), revi velhas amigas - e não "amigas velhas", vale a pena frisar! Rs (que mesmo que o tempo tenha nos afastado, sempre se fizeram presentes pelos momentos felizes já vividos e que, hoje em dia, me enviam mensagens de carinho pelo celular, pelo FB, emails, etc. Saber que o tempo não apagou essa amizade e saber que vocês torcem tanto por mim, ajuda...como ajuda!), continuei tendo o apoio de amigas de todas as horas, de anos (ou até meses de convívio) e porque não dizer, irmãs... Sim, porque algumas amigas viram mais do que irmãs...são aquelas que no simples olhar, já sabem o que você quer, no seu silêncio, já te entendem, estão ao seu lado de verdade, mais do que num casamento: "na alegria e na tristeza, na saúde e na doença".  Essas amigas-irmãs ainda te trazem docinho e dão carona, olha que maravilha? Quem tem uma dessas, não precisa mais pedir muito da vida...e eu tenho algumas, graças a Deus! 
                                                                                                                              
     Estão achando pouco? Nesse ínterim, ainda ganhei de lambuja, novas-velhas amigas: essas então, se soubessem o quanto têm me ajudado, com certeza já estão com um espacinho garantido no céu (e olha que hoje é dia de São Pedro, o "dono" das chaves). E ainda sei que existem aquelas amigas que sumiram...sei que não foi por maldade, não foi por serem "menos-amigas", mas sim, porque muitas não sabem como encarar isso tudo... não sabem o que vão dizer, como vão "olhar" para certos medos que pertencem mais a elas do que a mim...e eu entendo, de coração! Logo, logo estou boa de novo e voltamos aos chopps, praias e cinemas a tarde! Só que agora de peitão! rsrs

   
      Mais uma vez, meu muito obrigada a todas vocês...cada SMS que chega, cada email que "pipoca" na caixa de entrada, cada piada contada no MSN (viu, amigas-picolé-do-PR e de Toronto?) cada comentário no FB e no blog, cada visita, cada lembrança, cada oração...me ajudam, e como ajudam...mais do que remédio, mais do que antidepressivo, mais do que chocolate (agora peguei pesado, né?)! Mesmo que ocupasse toda a memória do Gmail ("e não para de crescer"), ia caber o tanto que eu sou grata a vocês! Mil beijos em cada!

P.S. O post já está enorme mesmo...vai mais um texto do Machado de Assis e uma música do Nando Reis, que dizem, escreveu para a amiga Cássia Eller:
BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

13 comentários:

  1. Lindo, Marina. É mesmo uma escritora-nata. Adoro vir até aqui para a ler.Consegue emocionar-me, fazer-me rir... é maravilhoso.
    Também o meu coração anda a mil, mas eu acho que isso se deve ao Erceptin. Quando me sinto mais ansiosa vou caminhar... e tem resultado. O coraçãozito tem-se mantido bem.
    Que Deus a bençoe.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marina. Conheci seu blog através da minha mãe (Maria). Sempre que aqui venho divirto-me ou emociono-me com os seus textos e acabo por perceber um pouquinho melhor o que a minha corajosa mãe está a passar. Não a conhece, mas ela é também uma escritora-nata e a minha melhor amiga.

    Desejo do fundo do coração, que tudo corra bem e deixo aqui um texto maravilhoso de um escritor português sobre a amizade:

    "Os amigos têm de ser inúteis. Isto é, bastarem só por existir e, maravilhosamente, sobrarem-nos na alma só por quem e como são. O porquê, o onde e o quando não interessam. A amizade não tem ponto de partida, nem percurso, nem objetivo”
    Miguel Esteves Cardoso

    Daniela

    ResponderExcluir
  3. OLÁ MARINA!!!
    LINDO ESSE TEXTO!
    AMIGOS SÃO PESSOAS ABENÇOADAS E NUM MOMENTO
    DIFÍCIL COMO ESSE QUE ESTAMOS PASSANDO ELES FAZEM TODA A DIFERENÇA.
    UM FORTE ABRAÇO QUE DEUS TE ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
  4. Marina...
    Parabéns pela postagem...
    Só temos a agradecer por termos esses "anjos" amigos ao nosso lado...
    Tenha certeza que eu faço parte da equipe "virtual" hahahaha
    Beijos iluminados

    ResponderExcluir
  5. \0/ Uau, mais que chocolate? estamos com moral, nada suplanta chocolate.
    amiga querida que amo, amo, perece que temos um chip, tem dias que eu queria postar sobre isso, ao te ler, me li 9 (menos na parte das amigas que traz docinhos e manda torpedo, nessa to em desvantagem)tem uma citação biblica,do velho testamento, então escrita a mais de 2mil anos atrás, e já naquele tempo se prezava a amizade, hj ela é muito mais importante, pois ao mesmo tempo que vivemos num mundo globalizado, vivemos isolados num mundo competitivo; Amigo fiel é refúgio seguro: quem o encontrou, encontrou um tesouro. Amigo fiel não tem preço; não há medida que avalie o seu valor. Amigo fiel é um elixir de longa vida; os que temem o Senhor o encontrarão.
    (Eclesiástico 6:14-16:)vou escrever mais sobre isso, fiz quimio, to meu dããã. agradeço a Deus o privilégio de ter um tesouro tão lindo como minha nina menina, deve ser isso que significa o "Deus escreve certo por linhas tortas" beijos gelados da amiga picolé do Pr

    ResponderExcluir
  6. Só tenho a dizer q TINHAMU MUITO, ok??? outro bjo gelado da outra amiga picolé do PR...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Marina! Fiquei emocionada, e sinto prazer e orgulho em fazer parte desse time de amigas, primas, irmãs! Você foi genial nesse post! Quem sabe esse pode ser um gatilho para uma atividade paralela, ou mesmo um hobby...
    Beijão amiga do peito, prima do coração
    Marcia

    ResponderExcluir
  8. E cá estou eu aqui enxugando as minhas lágrimas... depois vc diz q não é escritora-nata. Uma vez me falaram q vc era "a minha amiga q eu poderia contar até debaixo d'água". E qta água já rolou até hj. Águas calmas, outras nem tanto. Tanta risada q a gente deu juntas, tantas lágrimas, até raiva sua eu já tive (e provavelmente vc de mim) pq vc é uma das pouquíssimas pessoas q me fala a verdade nua e crua, doa o q doer, s/ dó nem piedade. Amigo de verdade tb sabe a hora do esporro! rsrs Como eu já disse antes vc às vezes me conhece melhor do q eu mesma! Então hj como sua amiga-irmã eu vou te falar a verdade nua e crua: eu tô mto p... de vc estar passando por isso, mas ao mesmo tempo eu sinto tanto orgulho de vc. A sua coragem, força, esperança! Tudo isso vai passar. Vc já tá entrando na reta final do tto e vai ficar bem. Pra mim vc já está curada! Esse tto aí é só por garantia, afinal o seguro morreu de velho!
    PS: quero ficar boa logo das minhas melecas pra gente ir no nosso bom e velho cafeína! Sempre ao seu lado - mesmo em pensamento.
    Da amiga-irmã q te ama muito.

    ResponderExcluir
  9. Nossa Mariana, imagine se fosse escritora, se já escreve assim sem ser. Olha, sei que nos afastamos e que não tivemos muito contato, mas você é uma pessoa maravilhosa e, vejo do que sei, e do que percebo, que é uma mulher muito forte, porque passar por tudo isso é muito difícil, e superar, ainda mais. O mais difícil de tudo é chegar na reta final e estar bem, como você está hoje.
    Penso em você sempre, e sempre que posso rezo por você, porque você merece.
    Um beijo enorme, e continue esse ser iluminado que é. Thais

    ResponderExcluir
  10. Amigaaaaaaaaas!! Mais uma vez: OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!! POR TUDO, E POR CADA COMENTÁRIO!!! ADOOOOOROOOO!!!!
    Daniela, adorei o texto! Lindo! Por falar em autores portugueses, estou lendo um agora...:) Miguel Sousa Tavares
    Mil beijos em todas!

    ResponderExcluir
  11. Tenho acompanhado sempre seu blog. Esse post me fez chorar. Quando eu quiser escrever algo realmente belo acho que vou citar a escritora Marina de Loureiro Maior. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Poxa, Laura, lindo foi o que você escreveu! :)
    Não escrevi nada sobre primas, porque elas se incluem em amigas E irmãs! Muuuitos beijos

    ResponderExcluir
  13. Saudades de vc! Prima, amiga, Menina de Peito!

    ResponderExcluir